Colunas
Veículo Lento Sobre Trilhos
Veículo Lento Sobre Trilhos
Agora é pra valer, mas deu problema de novo, como nos primeiros dias de operação. Passada a fase de testes, o Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) começou, nesta terça-feira, 26, a cobrança de passagem; ou seja, a operar oficialmente na cidade. Entretanto, no primeiro dia do serviço pago, os passageiros pagaram para esperar uma hora para uma falha elétrica ser resolvida, o que gerou transtornos a centenas de trabalhadores entre 7h e 8h. Por volta de 12h10, pela segunda vez, as composições pararam novamente com problemas de energia.
Keep your mouth closed
Uma foto está chocando e causando revolta em atletas do mundo inteiro. Com a imagem de um cadáver flutuando na Baía de Guanabara, o diário americano New York Times estampou em sua capa um alerta a todos os atletas e turistas no Rio e pediu para que permaneçam de bocas fechadas em competições aquáticas: “Keep your mouth closed: aquatic olympians face a toxic Stew”. A foto viralizou e alguns atletas iniciaram uma campanha postando fotos com “cara de nojo” pelas redes sociais.
Superbactéria
O alerta não deveria ser interpretado somente para os estrangeiros. O assunto é serio: resultados coletados de todas as praias da Zona Sul apontaram a presença da bactéria Klebsiella pneumoniae Carbapenemase (KPC), encontrada principalmente em ambiente hospitalar. Ela foi detectada, inclusive, nas águas das praias de Ipanema e do Leblon. Pesquisada por cientistas canadenses, ela causou espanto nos especialistas e foi apelidada de superbactéria. Por aqui, ainda não deram muita atenção para o fato.
Empurra-empurra
O bom ainda não veio, que são os Jogos Olímpicos. Mas a confusão já começou. Nesta terça-feira, 26, o consórcio Ilha Pura, formado pela construtora Carvalho Hosken e Odebrecht Realizações Imobiliárias informou que, de acordo com o contrato firmado, alguns acabamentos dos prédios da Vila dos Atletas, como instalações elétricas e hidráulicas, seriam da responsabilidade da organização da Olimpíada do Rio. E não é que estava lá no papel. A Vila dos Atletas foi realmente entregue pelo Comitê Organizador Rio 2016 sem que ninguém tivesse entrado nos quartos. Os primeiros foram os australianos: a luz não acendia, nem interruptor havia; no local da lâmpada, apenas fios expostos, ainda desencapados. Feio. O prefeito Eduardo Paes contesta a versão.
Dá-lhe Preta!
Também nesta terça-feira, 26, a cantora Preta Gil, filha de Gilberto Gil, esteve pessoalmente na Delegacia de Crimes de Informática, na Cidade da Polícia, no Jacarezinho, para registrar ofensas raciais sofridas na internet. Ela recebeu mensagens de ódio relativas a sua cor, seu corpo e seu trabalho. Os autores já começaram a ser investigados. À coluna, Preta informou que está acostumada com os tipos de ofensa, mas que também está acostumada a reagir. “A tolerância para o racismo é zero. Quem não denuncia é cúmplice”, disse.
Na delegacia...
Empresários cariocas resolveram juntar esforços para tirar as delegacias da poça de lama que o estado criou. Até o momento, empresários do ramo hoteleiro realizaram reformas e melhorias na Delegacia Especial de Atendimento ao Turista (Deat), no Leblon. Já na Zona Oeste, a Associação Comercial e Industrial de Jacarepaguá quitou o aluguel de impressoras e a compra de material de escritório para três delegacias. Com isso, eu me pergunto: para que alugar todo mês impressoras, se o valor dos aluguéis somados durante meses custa mais caro do que a própria impressora?
Faz isso não, “puliça”
Era verdade. A blitz não era falsa e os policiais militares existiam mesmo. Nesta terça-feira, 26, dois PMs suspeitos de sequestrarem e extorquirem o lutador de jiu-jítsu neozelandês Jason "Jay" Lee foram presos. O crime foi sábado, 23, quando o atleta retornava de uma competição em Resende e passava por Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, e foi parado pelos agentes do Batalhão de Policiamento de Vias Expressas, que exigiram cerca de R$ 2 mil de suborno após afirmarem que Jay não poderia dirigir sem seu passaporte. A corregedoria informou que os presos “poderão” ser expulsos da corporação.
É meu!
Não é acumulado de Mega Sena mas o montante de R$ 45 milhões está dando o que falar. Nesta segunda-feira, 25, o consórcio Goodway anunciou que busca identificar 10.370 pessoas para quitar o valor milionário referente a indenizações. Estas pessoas teriam comprado veículos em 50 meses na década de 80, com lances a partir do 25º mês, mas não receberam o dinheiro nem o carro por casa da falência judicial da companhia. Uma equipe de call-center foi acionada para ajudar a identificar os credores. Mas, como todo malandro mora no Brasil, e principalmente no Rio, a Justiça e o Ministério Público estão tendo que realizar uma força tarefa para impedir as fraudes de falsos credores de olho na bufunfa, que já começaram a aparecer...
Alessandro Lo-Bianco
A Voz do Rio
Pai da Valentina, Alessandro foi repórter da Band News, revistas da Editora Abril, Jornal O Dia, Portal IG e Último Segundo. Atualmente é repórter do Jornal O Globo e ventila aqui na serra, todas as segundas-feiras, um pouquinho da maresia carioca.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário