Colunas
Lava-Jato chega com tudo no Rio
Lava-Jato chega com tudo no Rio
A Operação Lava-Jato chegou à 24ª fase na manhã desta sexta-feira, 4. Segundo a Polícia Federal (PF), a operação ocorre na casa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em São Bernardo do Campo, e em outras cidades de São Paulo, da Bahia e aqui no Rio. O ex-presidente Lula é alvo de dois mandados de condução coercitiva. Ao todo, foram expedidos 44 mandados judiciais, sendo 33 de busca e apreensão e 11 de condução coercitiva. Aqui no Rio, os mandados estão sendo cumpridos na capital. Agentes vasculharam a Petrobras nesta sexta-feira e levaram pessoas ligadas ao ex-presidente para a delegacia.
Afogamento
O corpo do neto de Chico Anysio, Rian Brito, será cremado neste sábado, no Cemitério São Francisco Xavier, no Caju. O jovem será enterrado ao lado do avô, que morreu em 2012. A coluna teve acesso ao laudo da necropsia de Rian, que concluiu que o rapaz morreu por asfixia por afogamento.
Símbolo da pacificação ameaçado
O morro do Dona Marta, símbolo do modelo de pacificação, não é mais uma região segura para turistas e moradores. Na madrugada desta sexta-feira, um tiroteio cortou a energia de toda a favela. A troca de tiros entre bandidos durou 10 minutos. Policiais da Coordenadoria de Polícia Pacificadora foram chamados como reforço e montaram uma espécie de barreira na entrada da favela por tempo indeterminado.
Segurança ameaçada II
Os policiais militares convocados para trabalhar no programa Segurança Presente - implantado no fim do ano passado na Lagoa, no Méier e no Aterro do Flamengo - estão revoltados. Apesar de o projeto ser custeado pela Fecomercio-Rj, o governo vem atrasando o pagamento dos salários da tropa. A entidade empresarial, no entanto, adiantou ao Palácio Guanabara os valores que garantiriam três meses da folha de vencimentos. Para onde o dinheiro está indo, ninguém sabe...
Desabrigados
Cerca de 6 mil pessoas ainda permanecem desabrigadas no estado em razão das chuvas. Na capital, duas mil pessoas continuam desalojadas e 500 estão desabrigadas. Na madrugada desta sexta-feira, 4, uma casa desabou em Cascadura, na Zona Norte. Duas pessoas morreram.
Mais greve na educação
Professores e funcionários da rede estadual de ensino estão em greve desde a quarta-feira, por tempo indeterminado. Entre as reivindicações, eles pedem reajuste salarial, fim do parcelamento de salários e pagamento integral do 13º. A categoria também é contra a proposta de mudança no sistema previdenciário dos servidores estaduais, enviada à Alerj no dia 2 de fevereiro. A medida altera a contribuição previdenciária de 11% para 14%.
Carioca luta para enterrar o marido
A empresária Elina Brow, de 37 anos, moradora de Copacabana, não consegue deixar o Rio para participar do enterro do marido nos EUA. Casada há quatro anos com o americano Prentice Brow, de 49 anos, morto no dia 15 após um enfarto, ela luta para viajar aos Estados Unidos. Porém, o consulado do país negou o visto para a carioca. O corpo foi liberado para retornar a Los Angeles, onde Prentice será enterrado ao lado do pai. Mas a esposa foi barrada. O consulado indeferiu o visto emergencial solicitado para tão-somente enterrar o marido, alegando que não há indícios de que ela volte ao Brasil.
Desaforo
A CPI das Armas da Alerj concluiu, após vistoria no Sistema de Material Bélico da Polícia Militar, que o Rio está muito atrasado em relação a outros estados na questão do controle de armas. Os integrantes da CPI se reuniram com comandantes de batalhões do Rio, no Quartel General da PM, e sugeriram que o sistema de fiscalização de armas adote medidas já utilizadas em outras partes do país. Beltrame não gostou!
Sem bikes
Mais sete ciclistas foram vítimas, nesta quinta-feira, 4, de um arrastão na estrada das Paineiras. Para ajudar a recuperar as bicicletas roubadas, foi criada a página na internet www.bicicletasroubadas.com.br. Neste espaço, todas as bicicletas recuperadas que estão sendo encaminhadas para os pátios das delegacias estão disponibilizadas com fotos e características para que as vítimas possam recuperar a magrela.
No mais...
Abandonado há seis anos, desde que o projeto de reforma iniciado pelo empresário Eike Batista foi paralisado, o Hotel Glória, na Praia do Flamengo, Zona Sul do Rio, se transformou em uma gigantesca dor de cabeça para os moradores da região. O terreno, que abrigou o primeiro hotel cinco estrelas do país, está abandonado e repleto de poças formadas pelo acúmulo de água da chuva, o que favorece a proliferação de mosquitos... Os moradores estão fazendo a sua parte ali na região, mas, infelizmente, dependem do governo para não serem picados pelos mosquitos que saem da obra abandonada...
Alessandro Lo-Bianco
A Voz do Rio
Pai da Valentina, Alessandro foi repórter da Band News, revistas da Editora Abril, Jornal O Dia, Portal IG e Último Segundo. Atualmente é repórter do Jornal O Globo e ventila aqui na serra, todas as segundas-feiras, um pouquinho da maresia carioca.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário