A Voz do Pastor — 23/06/2015

terça-feira, 23 de junho de 2015

O coração de Deus

Caros amigos, desde os primeiros tempos da Igreja, muitos santos se admiraram com a profundidade e riqueza de sabedoria escondidos no coração humano de Jesus (Cfr. Ef 3, 17-19). Ele é, de fato, nosso mestre e modelo porque se fez homem e amou com coração humano. Em sua vida, Jesus Cristo divinizou nossa existência!

Já há alguns séculos, a Igreja presta uma especial veneração ao Coração de Jesus em atenção às revelações particulares de uma religiosa da Ordem da Visitação que viveu no século XVII: Santa Margarida Maria Alacoque (1647-1690). Nestas mensagens, o Senhor convidou sua Igreja a unir-se em oração e reparação ao seu Divino Coração, que olha com imenso amor por toda a humanidade, apesar de receber dela somente ingratidões e agravos. O mês de junho é conhecido como o “Mês do Sagrado Coração de Jesus”. De fato, celebramos esta solenidade no último dia 12 de junho.

Olhando para Jesus, o Verbo de Deus que se fez carne, que em tudo fazia a vontade do Pai e lhe era agradável, conhecemos as virtudes de seu Coração humano e encontramos nelas um exemplo para fazer bem todas as coisas (At 10, 38), à semelhança de Jesus.

Parafraseando um famoso cantor católico, podemos afirmar que nosso projeto de santidade passa por: amar como Jesus amou, sonhar como Jesus sonhou, pensar como Jesus pensou e viver como Jesus viveu.

Nosso quotidiano é feito de muitas e variadas ações. Entretanto, quantas delas se assemelham às de Cristo? Ele pregava o Evangelho, consolava os pecadores, perdoava as ofensas, visitava os doentes, saía em missão, orava muito, ensinava as coisas de Deus e fazia muitas outras coisas. E os verdadeiros discípulos de Jesus são aqueles que o imitam. Este é o caminho para a santidade! E, seguindo-o, nunca estaremos sozinhos, pois Deus caminha conosco!

Deus Pai, olhando para o seu Filho Jesus, quer moldar-nos com a liberdade do Espírito Santo, para que tenhamos aquelas mesmas feições, aquelas mesmas virtudes do Deus que se fez homem.

Neste mesmo Espírito, os devotos costumam repetir: “Jesus manso e humilde de coração, fazei o nosso coração semelhante ao vosso”. Quando rezarmos esta invocação, lembremo-nos de que Deus sabe o que é melhor para nós em todas as situações e não nos apresenta cruz que não sejamos capazes de carregar. Como diz o apóstolo: “Ele produz em nós tanto o querer como o fazer, conforme o seu agrado” (Fp 2, 13), conforme o seu Coração.

Por tanto: Jesus manso e humilde de coração, fazei o nosso coração semelhante ao vosso! Deus abençoe a todos!

TAGS:

Dom Edney Gouvêa Mattoso

A Voz do Pastor

Buscando trazer uma palavra de paz e evangelização para a população de Nova Friburgo, o bispo diocesano da cidade, Dom Edney Gouvêa Mattoso, assina a coluna A Voz do Pastor, todas as terças, no A VOZ DA SERRA.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.