Colunas
Um motivo de ação de graças
terça-feira, 27 de agosto de 2013
Caros amigos, como estamos no mês de agosto, dedicado pela Igreja do Brasil à meditação do tema vocacional, gostaria de fazer desta reflexão uma modesta ação de graças a Deus pela enorme graça do chamado que Ele me fez.
Fico pensando qual seria a justa medida de nossa ação de graças a Deus. Por um lado, nossa postura não deve ser a do publicano que, de pé, bate no peito e se vangloria de "não ser como os demais homens”. Este modo de pensar exclui do Reino de Deus e denuncia uma profunda ignorância das realidades divinas.
Por outro lado, é importante não cair no outro extremo de abrir mão de todo tipo de ação de Graças, olhando somente para nossa limitada condição, e nos esquecendo de celebrar a bondade de Deus, que é rico em dons e os dá a quem lhe apraz.
Assim, é justo que o servo se alegre com a bondade de seu Senhor, e receba com gratidão a dignidade que lhe é oferecida. O Beato João Paulo II, na homilia da ordenação sacerdotal que proferiu, em 1980, em sua visita ao Brasil, disse a este respeito: "A missão do Sacerdócio não é um simples título jurídico. Não consiste apenas em um serviço eclesial prestado à comunidade, delegado por ela, e por isso revogável pela mesma comunidade ou renunciável por livre escolha do ‘funcionário’. Trata-se, ao contrário, de uma real e íntima transformação por que passou o nosso organismo sobrenatural por obra de um ‘sinete’ divino, o ‘caráter’ que nos habilita a agir ‘in persona Christi’ (nas vezes de Cristo), e por isto nos qualifica em relação a Ele como instrumentos vivos de sua ação”.
Uma vida inteira é pouco para agradecer tamanho dom: para o próprio sacerdote e para toda a Igreja!
Também no reconhecimento sincero e no agradecimento humilde do dom do sacerdócio que recebi, encontro um lugar importante para a evangelização, porque o ministério sacerdotal é um dom para a Igreja e precisa ser valorizado. Os jovens que sentem esta vocação precisam ser encorajados. É um dever de toda a comunidade fiel rezar pelas vocações, apoiá-las e ajudá-las em suas necessidades, pois o Reino dos Céus se constrói também com o sim generoso de tantos que, assim como aconteceu comigo um dia, ouviram o apelo do Senhor Jesus Cristo.
É consolador pensar que este mesmo Mestre continua a passar pelos nossos caminhos e não deixará de prover sua Igreja em suas necessidades: eis um motivo mais para a ação de graças de hoje!
Dom Edney Gouvêa Mattoso
A Voz do Pastor
Buscando trazer uma palavra de paz e evangelização para a população de Nova Friburgo, o bispo diocesano da cidade, Dom Edney Gouvêa Mattoso, assina a coluna A Voz do Pastor, todas as terças, no A VOZ DA SERRA.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário