Transformar a partir de dentro

segunda-feira, 25 de abril de 2016

Caros amigos, nestes tempos conturbados da história de nosso país, cabe uma palavra de esperança e encorajamento a todos os homens e mulheres de boa vontade que nos acompanham nesta coluna semanal.

Na verdade, Jesus Cristo é a definitiva palavra divina de encorajamento à humanidade. Com Sua vinda e obra de salvação, deixou uma mensagem: o mal não triunfa para sempre! Deus está conosco e, por isso, não podemos nos cansar de fazer o bem! O Senhor Jesus eficazmente desterrou o mal, fazendo um bem que nunca será apagado.

Olhando para ele e cheios do seu espírito santo, nós também seremos agentes transformadores do mundo, não somente na superfície aparente das coisas, mas no profundo das estruturas humanas e sociais que conhecemos. Nosso Senhor assumiu a condição humana para redimi-la. Aceitou “sujar as mãos” com nossa miséria e deu a todos os pecadores a confiança no perdão de Deus, que tudo transforma.

Não há, deste modo, outro caminho para as necessárias transformações sociais de nosso país, senão o de sairmos ao encontro dos problemas mais urgentes de nossos irmãos. Precisamos superar as distâncias construídas entre nós e mostrar o rosto misericordioso de Deus, que nos foi dado em Jesus. De fato, a nação precisa se unir com os melhores propósitos de fraternidade e colaboração mútua.

Superemos todos os partidarismos que polarizam-se em um “contra” ou “a favor” estéril em si mesmo, e unamos forças para uma futura reforma de mentalidade que não se preocupe na manutenção do poder de quem quer que seja, mas que feche todas as portas para a corrupção.

Uma ação verdadeiramente cristã deve rejeitar o mal desde o princípio, tomando a sério o bem integral do ser humano. Deve ser também incansável apelo à bondade de cada pessoa, mesmo que esteja adormecida ou anestesiada, levando os corações à reflexão ante as nefastas consequências do pecado em todos os níveis. E, finalmente, longe de aniquilar e destruir, como muitas vezes pretendem os homens, o cristão deve aproximar-se de cada situação e ousar transformá-la a partir de dentro.

Um olhar sem fé encontrará em nosso presente somente o rastro sujo dos semeadores do ódio. Entretanto, com a graça de Deus, é possível iluminar com o resplendor da fé e do amor inclusive os ambientes mais corrompidos.

Não percamos a confiança no que há de bom em cada um de nós! Basta um pouco de fé e dedicação, e a transformação do nosso país começará. Na verdade, já começou em mim, em você e em todos os cidadãos de boa vontade.

TAGS:

Dom Edney Gouvêa Mattoso

A Voz do Pastor

Buscando trazer uma palavra de paz e evangelização para a população de Nova Friburgo, o bispo diocesano da cidade, Dom Edney Gouvêa Mattoso, assina a coluna A Voz do Pastor, todas as terças, no A VOZ DA SERRA.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.