O que nos aguarda no ano vindouro?

terça-feira, 29 de dezembro de 2015

Caros amigos, este é o último artigo de 2015. Gostaria de agradecer a todos os que acompanham esta reflexão semanal baseada na Palavra de Deus e no magistério da Igreja. Tenho recebido muitas respostas positivas a partir dos vários meios de comunicação que replicam estas publicações.

O ano novo é sempre um motivo de esperança. Parece que se espera dele certa renovação das tantas expectativas que foram frustradas no ano que termina. Desejamos finalizar as iniciativas inacabadas, concretizar os sonhos e consolidar os projetos. Esperamos, ainda, que o nosso próximo ano seja mais feliz e, que o mundo alcance a paz, que cresça a justiça e a prosperidade em nosso país. Enfim, deseja-se que o ano seguinte conserve o bem alcançado e melhore ainda mais.

Entretanto, isto só será possível se nos abrirmos para uma nova conversão. Não podemos esperar que as coisas melhorem se insistimos em permanecer os mesmos. A conversão não é estática, mas supõe atividade continuada. A vida pode ser definida como contínua atividade, mudança permanente, crescimento e adaptação. Assim acontece com os organismos vivos e, de igual maneira, com a vida da graça em nós.

Deste ponto de vista, podemos afirmar que o Ano Novo será realmente diferente, pois já não seremos os mesmos. No entanto, repetirá as mesmas frustrações do ano que passou se não houver uma resolução, uma convicta determinação em conhecer e amar melhor a Deus e, aproveitando o movimento normal da vida, mudarmos para melhor todas as nossas relações.

O Evangelho é um excelente motor de transformação. Que tal propor-se a ler e meditar a Palavra de Deus todos os dias para conhecer melhor o Senhor Jesus Cristo, imitar sua vida e seguir seus mandamentos? Até o dia 20 de novembro de 2016 estaremos celebrando o Jubileu Extraordinário da Misericórdia. Por que não tomar como projeto do novo ano o trecho do Evangelho de São Lucas (6,27-36) conforme o lema deste Ano Santo: “misericordiosos como o Pai”?

Na vida cristã não há espaço para a inércia, pois o Espírito Santo de Deus é dinâmico, vivo e vivificador! Desejo a todos os queridos fiéis da Diocese de Nova Friburgo um ano novo, cheio da atividade do Espírito Santo, iluminado pela luz do Evangelho e aquecido pela união dos corações misericordiosos de tantos cristãos que atenderão com generosidade o apelo do Papa Francisco.

Deus abençoe a todos os homens e mulheres de boa vontade. Feliz 2016!

TAGS:

Dom Edney Gouvêa Mattoso

A Voz do Pastor

Buscando trazer uma palavra de paz e evangelização para a população de Nova Friburgo, o bispo diocesano da cidade, Dom Edney Gouvêa Mattoso, assina a coluna A Voz do Pastor, todas as terças, no A VOZ DA SERRA.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.