O Novo

segunda-feira, 02 de janeiro de 2017

Caros amigos, o início de um novo ano traz sempre um ar de renovação e esperança. Tais sentimentos podem ser aproveitados em nossa vida cristã como impulso para uma missão mais audaciosa tanto no âmbito pessoal quanto eclesial, pois tal atitude é exatamente o que o mundo espera ansioso de nosso testemunho de discípulos de Jesus Cristo.

Mas o que é o “novo” em nossas vidas? Há um famoso texto sapiencial da Palavra de Deus que parece encerrar todos os homens em um poço de pessimismo quando diz: “Nada há de novo debaixo do céu” (cf. Ecle 1, 9). Entretanto, a própria Palavra Divina resgata esta categoria de novidade em vários momentos, seja nas profecias da Antiga Aliança: “Eu vos darei um coração novo...” (Jr 36, 26), seja na plenitude da Revelação: “Se alguém está em Cristo é uma nova criatura...” (IICor 5, 17).

Ainda neste caminho, o Papa Francisco alerta para o risco das novidades superficiais: a “cultura do descartável” ou “cultura do provisório” (Cfr. EG 53 e 62). Esta “farsa cultural” não é capaz de constituir bases estáveis para a sociedade, pois trazem em seus pressupostos a indiferença pela vida do próximo e a procura egoísta por novidades. Em contrapartida, o caminho e a missão que a verdade do Evangelho aponta para nós, seguidores de Cristo, são capazes de superar esta visão rasa da atualidade para perceber a realidade com os olhos misericordiosos de Deus.

Em várias ocasiões o Senhor Jesus trata do real sentido do “novo” que ilumina a vida cristã (cf. Mc 2, 21-22; Jo 3, 3, etc.). Mais profundo e significativo é o amor que o Senhor tem pela humanidade, que somos convidados a imitar, superando o utilitarismo moderno e os egoísmos num verdadeiro comprometimento com a família cristã da qual fazemos parte, onde aprendemos o amor e o respeito pelo próximo: “Eu vos dou um mandamento novo: Amai-vos uns aos outros. Assim como eu vos amei, vos também deveis amar-vos” (Jo 13, 34).

Este pode ser um bom programa para o ano que se inicia. A novidade nunca será encontrada no produto da loja ou na letra da propaganda, mas na atitude nova do coração iluminado pela Graça de Deus, que transforma a vida e alegra todos os homens de boa vontade. Feliz 2017 a todos!

TAGS:

Dom Edney Gouvêa Mattoso

A Voz do Pastor

Buscando trazer uma palavra de paz e evangelização para a população de Nova Friburgo, o bispo diocesano da cidade, Dom Edney Gouvêa Mattoso, assina a coluna A Voz do Pastor, todas as terças, no A VOZ DA SERRA.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.