O evangelho não está acorrentado

terça-feira, 03 de junho de 2014

Caros leitores, após a celebração da Solenidade da Ascensão do Senhor, Dia Mundial da Comunicação Social, convido, como deferência a todos os profissionais da comunicação, a uma reflexão sobre o tema.

A cada geração que se sucede, notamos com grande admiração a rapidez e abundância crescente do acesso à informação. Podemos falar hoje de "exclusão digital” e se procura por todos os meios erradicar este mal. De fato, a informação é um direito de todos e um excelente caminho para a promoção da dignidade humana.

Não podemos ignorar que ainda existe no mundo um monopólio dos meios de comunicação com fins escusos, onde a filtragem e seleção de notícias e a eleição do "foco informativo” servem à dominação de nações inteiras. Por isso, nesta reflexão quero pedir a todos os católicos que promovam também a Boa Nova do Evangelho em todos os canais, hoje tão facilitados pela tecnologia! Que elogiem o bem e denunciem o mal, pois a verdade do Evangelho liberta! E que não se sujeitem à manipulação informativa que fere a caridade e ataca a verdade.

Para os que creem em Deus, a medida de suas ações deve ser a caridade! Como ensina São Paulo: "O amor não faz nenhum mal contra o próximo. Portanto, o amor é o cumprimento perfeito da Lei” (Rm 8, 10), e ainda: "O conhecimento incha, o amor é que constrói” (ICor 8, 1). Assim, "a ordem moral é a única que sobrepuja e coerentemente todas as demais ordens e coisas humanas (...) somente ela atinge o homem em sua natureza, criatura racional de Deus e chamada ao céu; (...) se esta ordem for observada fiel e integramente leva o homem à plena consecução da perfeição e da felicidade” (Inter Mirifica, 6).

Este é o quadro que observamos no mundo: enquanto muitos continuam semeando o ódio e atacando o bem, o Evangelho encontra espaço em outros canais, para aqueles que têm apurado senso crítico e sabem procurar a melhor notícia.

É injusta a censura de informações que promovem o bem comum. É dever de justiça informar sobre a verdade e sobre o bem, e todos os profissionais de comunicação são obrigados em consciência a fazê-lo. Deste modo, promoveremos a união e reconciliação entre as pessoas! Rezo e trabalho nesta intenção, este também é um compromisso da Diocese de Nova Friburgo. Aproveito para convidar todos os leitores a conhecer nosso site: www.diocesenf.org.br. Deus ajude a todos os comunicadores de boa vontade em seu importante serviço social.

TAGS:

Dom Edney Gouvêa Mattoso

A Voz do Pastor

Buscando trazer uma palavra de paz e evangelização para a população de Nova Friburgo, o bispo diocesano da cidade, Dom Edney Gouvêa Mattoso, assina a coluna A Voz do Pastor, todas as terças, no A VOZ DA SERRA.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.