O Caminho de Belém

terça-feira, 15 de dezembro de 2015

Caros amigos, o Advento é um caminho espiritual que todos os cristãos precisam fazer para chegar a Belém, lugar do nascimento de Jesus. Poucos têm a oportunidade de peregrinar à Terra Santa, mas todos podem se aproximar, com o coração, da manjedoura do Menino Deus. Para tanto, o exemplo daqueles que na ocasião histórica do nascimento do Cristo cumpriram esta peregrinação de fé pode levar-nos a uma importante reflexão.

Primeiramente, de muito longe vieram alguns magos que, seduzidos por uma estrela do céu, procuravam o Rei dos Judeus. Destes homens sábios gostaria de destacar a fé como atitude fundamental. Por que a fé? Porque a “estrela” apesar de não ser uma realidade palpável, era uma promessa de felicidade, um chamado, um argumento que precisava da aceitação daqueles homens, a ponto de fazê-los empreender uma viagem difícil. Igualmente, precisamos assumir esta disposição primordial de deixar nossas seguranças para aceitar a novidade que o Menino Jesus representa para nossa vida e nosso mundo.

Também, mais próximo ao estábulo de Belém, alguns pastores guardavam seus rebanhos. Exerciam aquela paradigmática profissão do povo de Israel: Abraão, Moisés e Davi eram pastores de ovelhas. Dos pastores podemos aprender a esperança, que é a confiança em Deus. Respondendo ao convite do anjo do Senhor, deixaram seus rebanhos no deserto e se aproximaram da manjedoura do Bom Pastor. De algum modo eles intuíam que, assim como o pastor cuida do rebanho, também Deus não abandonara as promessas feitas à Casa de Israel. Por isso, o anúncio do Natal não causou medo aos pastores, mas esperança de dias melhores, enquanto que os poderosos temiam o cumprimento das antigas profecias.

Falamos de fé e de esperança, atitudes do homem para com Deus. Resta a mais excelsa de todas as virtudes teologais: a caridade. Esta última, precisamos aprendê-la com o próprio Deus. Somente Ele é capaz de provocar em nós uma resposta de amor autêntico, que não tem outro motivo para existir a não ser o de amar, e não quer alcançar outro resultado, senão o de continuar amando.

Assim se expressa a Palavra de Deus: “O amor vem de Deus e todo aquele que ama nasceu de Deus e conhece a Deus.(...) Nós amamos porque Ele nos amou primeiro” (1Jo 4, 7.19). O Recém-nascido, envolto em faixas e deitado numa manjedoura (Cfr. Lc 2, 12) veio ao mundo para conquistar o nosso amor. Todo aquele que O espera com fé e esperança não O temerá, mas, generosamente, Lhe tributará sua vida e todo o seu ser. 

TAGS:

Dom Edney Gouvêa Mattoso

A Voz do Pastor

Buscando trazer uma palavra de paz e evangelização para a população de Nova Friburgo, o bispo diocesano da cidade, Dom Edney Gouvêa Mattoso, assina a coluna A Voz do Pastor, todas as terças, no A VOZ DA SERRA.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.