O bem vencerá!

terça-feira, 26 de março de 2013

“Disse a minh’alma: o Senhor é minha herança, e assim nele confio. O Senhor é bom para quem nele confia, para a alma que o procura. Bom é esperar em silêncio a salvação do Senhor.” (Lm 3, 26.)
Caros amigos, a aproximação da Páscoa nos convida à esperança, pois sabemos que no final o bem vencerá.
Entre as confusas trevas deste mundo de ódio e mentira, quando todas as coisas parecem que caminham para sua inexorável destruição, quando a desesperação parece cada vez mais confirmar-se pela imperícia e maldade dos homens, devemos proclamar sempre mais alto: No final o bem vencerá!
Neste sentido, a Semana Santa pode ser vivida como uma pedagogia que nos ensina à perseverança e à confiança em Deus. Assim como nas narrativas bíblicas da paixão de Jesus Cristo são entremeadas de salmos e profecias de vitória, também nossa vida e a vida de todos os homens deve ser entendida à luz de nosso destino divino: esta vontade querida por Deus deve determinar o início, o meio e o fim de todos os nossos atos.
Esperar a manifestação da verdadeira vida que está escondida em Cristo não é somente uma atitude interior, mas também é exteriorizada na alegria e no trabalho generoso dos que são fiéis a Deus.
Há um ensinamento muito bonito sobre a aparente escuridão dos últimos momentos da vida mortal de Nosso Senhor. Comentava-nos o então papa Bento XVI: “até o cosmos participa do acontecimento (da cruz): a escuridão envolve pessoas e coisas, mas mesmo neste momento de trevas Deus está presente. Na tradição bíblica a escuridão tem um significado ambivalente: é sinal da presença e da obra do mal, mas também de uma misteriosa presença e ação de Deus, que é capaz de vencer todas as trevas”. (08/02/2012)
A certeza de que Deus presente na história dos homens, na história da Igreja e em nossa história pessoal ilumina nossas vidas.
Muitas vezes poderemos nos deparar com o “hoje” do sofrimento e do silêncio divino; e tantas vezes viveremos intensamente esta situação na quietude de nossa oração. Mas não podemos esquecer que também somos inseridos por Cristo no “hoje” da ressurreição, da resposta de Deus que assumiu para si nossos sofrimentos, a fim de carregá-los juntamente conosco e incutir-nos a esperança firme de que serão vencidos (cfr. Spe Salvi, 35-40).
Não desistamos a meio caminho da meta. O mal nos acompanhará somente por um tempo, pois a Páscoa nos ensina que o bem vencerá, a vida vencerá, Jesus Cristo vencerá!

TAGS:

Dom Edney Gouvêa Mattoso

A Voz do Pastor

Buscando trazer uma palavra de paz e evangelização para a população de Nova Friburgo, o bispo diocesano da cidade, Dom Edney Gouvêa Mattoso, assina a coluna A Voz do Pastor, todas as terças, no A VOZ DA SERRA.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.