Maria, bela estrela da evangelização

quinta-feira, 15 de outubro de 2015

“Na manhã do Pentecostes, Maria presidiu na prece o iniciar-se da evangelização, sob a ação do Espírito Santo: que seja ela também a estrela de uma evangelização sempre renovada, que a Igreja, obediente ao mandato do Senhor, deve promover e realizar, sobretudo nestes tempos difíceis, mas cheios de esperança!” (EN, 82).

Estas palavras escritas há mais de 37 anos pelo Santo Padre, o Papa Paulo VI, de feliz memória, evidenciam o importante papel de Nossa Senhora na missão da Igreja em todos os tempos. Do mesmo modo que a chamada “estrela da manhã” brilha solitária no céu anunciando o sol que nascerá em breve, a presença de Maria Santíssima nos escritos evangélicos e na vida da Igreja é sinal da presença de Cristo que vem iluminar o mundo inteiro como “sol que nasce do alto” (cfr. Lc 1, 78).

O sim da Mãe de Deus foi o prenúncio da humanidade reconciliada, da mesma forma que, em Pentecostes, Maria presidiu o início da evangelização de todos os povos. Também hoje devemos ter no cuidado maternal da Virgem Maria sobre a Igreja o incentivo para que nos lancemos à obra evangelizadora.

Nosso País tem como padroeira principal a Mãe de Deus sob o título de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, a qual, ontem, festejamos com grande alegria. Sabemos que a devoção a Nossa Senhora não consiste somente em pedir graças e bênçãos, mas também na imitação de sua vida.

Em Maria encontramos e exaltamos um número quase infinito de virtudes. Deus mesmo a preparou antes do nascimento para a missão de ser mãe de Cristo e mãe da Igreja. De fato, não há cultura evangelizada que não se identifique com um título ou representação da Virgem Maria. Seus santuários povoam toda a terra, e, neles, Nossa Senhora continua atraindo muitos de seus filhos e filhas para a vida na graça.

Maria meditava o evangelho em seu coração (Lc 2, 19) sendo testemunha ocular das maravilhas de seu Divino Filho. Agora o comunica com generosidade a todos os que a ela se confiam. Também neste aspecto nossa Mãe do Céu nos ensina a evangelizar.

Podemos falar do amor de Deus àqueles com quem nos encontramos durante o dia, devemos viver segundo o que nos pede o Senhor e testemunharmos a alegria de pertencermos a Ele. Recorremos à imitação da Virgem em seu desejo de levar a todos a alegria de Jesus Cristo, o Senhor. Em seu afã de participar no Plano da Salvação de Deus, Maria é de fato “estrela da nova evangelização” que anuncia o triunfo de Cristo.  Viva a Imaculada Conceição!

TAGS:

Dom Edney Gouvêa Mattoso

A Voz do Pastor

Buscando trazer uma palavra de paz e evangelização para a população de Nova Friburgo, o bispo diocesano da cidade, Dom Edney Gouvêa Mattoso, assina a coluna A Voz do Pastor, todas as terças, no A VOZ DA SERRA.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.