Colunas
Eu tenho confiança em vós!
Caros amigos, na última sexta-feira, 3, celebramos a solenidade do Sagrado Coração de Jesus. Nesta comemoração, recordamos que o amor de Deus pela humanidade se fez palpável quando “Deus enviou o seu filho ao mundo para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” (Cfr. Jo 3, 16).
Refletia sobre isto observando os belos tapetes confeccionados na solenidade de Corpus Christi, em Nova Friburgo. Vi muitos decorados com o Sagrado Coração de Jesus. De fato, o tema geral de 2016 foi o Ano Santo da Misericórdia.
Tenho certeza de que a associação que o povo de Deus fez entre a imagem do coração humano do filho de Deus e o Ano da Misericórdia, não somente está teologicamente correta, como expressa e nos ensina o modo mais simples e direto de falar do amor de Deus por nós, pecadores.
É belo pensar neste Coração Sagrado transpassado pela lança e coroado de espinhos, mas, ao mesmo tempo, inflamado de amor. Afinal, não deve ser assim também a nossa vida? Quando abraçamos ideais grandiosos e nobres, inevitavelmente virão perseguições, incompreensões e sacrifícios.
Assim acontece com os que se propõe a formar uma família segundo o plano de Deus, com os que desejam se consagrar ao serviço de Jesus, com os que, superando o ambiente corrupto de nosso país, trabalham com honestidade para manter suas famílias e edificar a sociedade.
Indubitavelmente, o caminho do cristão será sempre de amor e de cruz, primeiramente de amor. Na verdade, quando vence o amor, a cruz torna-se um sinal ainda mais contundente da presença de Deus e da certeza da vitória final. Quanto maior o desafio, mais glorioso o troféu!
Assim, Nosso Senhor Jesus Cristo é um convite à coragem para viver o Evangelho e também à confiança em seu poder. Como nos ensina a Carta aos Hebreus: “De fato, não temos um sumo sacerdote incapaz de se compadecer de nossas fraquezas, pois ele mesmo foi provado em tudo, à nossa semelhança, sem, todavia, pecar. Aproximemos-nos então, seguros e confiantes, do trono da graça, para conseguirmos misericórdia e alcançarmos a graça do auxílio no momento oportuno”. (Hb 4, 15-16)
Aquele que aposta todas as suas fichas no bem pode contar com a ajuda da mão poderosa de Deus. Por isso, nos momentos mais adversos não hesite em chamar pelo nome santo de Jesus; pense no seu sacrifício; refugie-se no lado aberto de seu Sagrado Coração, mas nunca permita que a maldade e o egoísmo dos homens impeça você de fazer o bem!
Dom Edney Gouvêa Mattoso
A Voz do Pastor
Buscando trazer uma palavra de paz e evangelização para a população de Nova Friburgo, o bispo diocesano da cidade, Dom Edney Gouvêa Mattoso, assina a coluna A Voz do Pastor, todas as terças, no A VOZ DA SERRA.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário