Eleições 2014

segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Caros amigos, nunca é demais recordar que o tempo das eleições é um período muito importante para a vida de nosso país. Como já repeti várias vezes em minhas pregações: "Voto não tem preço, voto tem consequências”. Para ser mais exato, são anos de consequência. Por isso é necessária uma palavra sobre este assunto.

Em primeiro lugar, o cristão deve perceber com clareza a importância de votar. Diante do grande número de eleitores e da pequena variação encontrada nas propostas políticas dos partidos, é possível que muitos desanimem, percam a esperança e sintam atenuada sua responsabilidade cidadã. Não se deixe abater! O direito do voto não pode ser subestimado.

Em segundo lugar, o Regional Leste 1 da CNBB preparou 10 recomendações para os eleitores neste ano de 2014. Vale a pena conferir no site oficial de nossa diocese (www.diocesenf.org.br). Observar estas 10 recomendações fará com que os cristãos compareçam às urnas com a consciência mais tranquila.

Em terceiro lugar, o cidadão consciente não baseia seu voto em números de pesquisas eleitorais. Tenho a impressão de que muitos restringem suas opções aos candidatos que aparecem com maior percentual nas pesquisas publicadas pela mídia. Entretanto, o correto é que cada um vote naquele que, segundo sua consciência, cumprirá melhor seu papel para a democracia, mesmo que não esteja no topo das pesquisas.

Por fim, tenham muito cuidado para não apreender de cada candidato somente a imagem que é transmitida pelas propagandas eleitorais. O caráter de um candidato é medido por sua trajetória pública. Seu candidato já esteve envolvido em escândalos de corrupção? Qual é a posição pessoal dele em relação à impunidade? Ele possui ou já possuiu algum esquema de compra de votos ou curral eleitoral? Enfim, tem a "ficha suja”?

O caráter de um candidato também é medido pela consistência de seu projeto de governo. Ele tem projeto de governo coerente? É um projeto realizável ou é apenas feito de promessas que não têm a mínima chance de execução?

Mede-se ainda o caráter de um candidato por seu compromisso com a verdade. Ele é a favor da liberdade religiosa e ensino religioso confessional e plural? Ele é contra o aborto? Possui alguma política de incentivo à família?

O país que queremos construir e deixar às gerações futuras não será construído pelo descompromisso político ou por uma fidelidade quase supersticiosa a um partido determinado. É tempo de grave reflexão e importantes decisões. Que Deus ilumine a todos.

TAGS:

Dom Edney Gouvêa Mattoso

A Voz do Pastor

Buscando trazer uma palavra de paz e evangelização para a população de Nova Friburgo, o bispo diocesano da cidade, Dom Edney Gouvêa Mattoso, assina a coluna A Voz do Pastor, todas as terças, no A VOZ DA SERRA.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.