Deus de Verdade

terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Caros amigos, a Igreja nos propõe um tempo especial de conversão chamado "advento”, que significa "chegada”. Nele devemos nos preparar para a vinda de Nosso Senhor Jesus Cristo, que celebraremos no Natal. Em Belém de Judá, Deus nasceu da Virgem Maria como perfeito homem. Era frágil e pequeno, como todas as crianças, mas n’Ele se escondia o Caminho que nos leva ao Pai, a Verdade sobre Deus e sobre as criaturas e a Vida interminável da Trindade.

A Verdade só pode ser dita de modo absoluto quando se refere a Deus. Deus é Verdade. E, por isso, é o criador de todas as coisas verdadeiras. Não há n’Ele mentira, nem duplicidade, nem erro. Nosso Senhor, sempre disse a verdade e abominava todo tipo de dissimulação. Do mesmo modo, nós também somos feitos pela Verdade, capazes de conhecer a verdade, sedentos de verdade e predestinados a descansar eternamente na Verdade, que é Deus.

Nossas relações fraternas devem ser relações de verdade e sinceridade plenas. Quando um cristão procura a verdade e quer vivê-la, torna-se um sinal meridiano da presença de Deus, sobretudo em um mundo marcado pelo pecado, que é mentira e falsidade.

Sempre espreita o perigo de uma vida de aparências. Os vícios em geral alimentam-se deste "querer viver” uma ilusão que seja mais conforme nossa vontade. Ao contrário, fazer a vontade de Deus é procurar a libertação de todos os vícios e de toda mentira, desfazermos de todos os projetos ilusórios, restaurarmos com a verdade todas as nossas relações pessoais, e estarmos sempre dispostos a recomeçar, com melhores disposições e mais abertos à graça de Deus.

Um propósito concreto para este advento pode ser o de não mentirmos, não querermos que os outros tenham uma ideia mais elevada de nós mesmos do que a realidade, e também de sermos mais sinceros em nossa confissão sacramental, permitindo que a luz de Deus ilumine todos os recantos de nossa vida, para que nada escape a este fulgor.

Viver "na verdade” não é uma tarefa fácil, mas traz paz. Pela verdade, o cristão é capaz de travar uma luta até a morte. Assim aconteceu com todos os mártires católicos. Mas esta guerra, que é antecipada no coração que combate contra o pecado, é o único caminho legítimo para a paz e a única via para a liberdade.

Sejamos sempre amantes da verdade. Não nos deixemos iludir pela aparente facilidade e tranquilidade da mentira, nem sejamos seus propagadores! Mas vivendo "como em pleno dia”, demos, em tudo, testemunho da luz que é Jesus Cristo.

TAGS:

Dom Edney Gouvêa Mattoso

A Voz do Pastor

Buscando trazer uma palavra de paz e evangelização para a população de Nova Friburgo, o bispo diocesano da cidade, Dom Edney Gouvêa Mattoso, assina a coluna A Voz do Pastor, todas as terças, no A VOZ DA SERRA.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.