Das trevas à luz!

segunda-feira, 28 de março de 2016

Caros amigos, “Cristo ressuscitou. Aleluia!” Este é o anúncio cristão por excelência, é nossa saudação de paz. Pois o Senhor, vencendo a morte, alcançou-nos a paz duradoura, que é perdão e misericórdia para todos os que creem.

É verdade o que diz o salmo: “Os que lançam as sementes entre lágrimas, ceifarão com alegria!” (Sl 125, 5). Ao chorarem seus pecados, os cristãos abrem o coração para a solidariedade e dão-se conta de que precisam revisar suas ações para crescer em santidade. E quando cantam o ‘Aleluia pascal’, alegram-se com a vitória de Cristo e animando-se mutuamente na prática das boas obras, pois assim construirão a civilização do amor, prenúncio da alegria eterna da sociedade dos ressuscitados.

A ressurreição de Cristo é uma força poderosa que deve alcançar todos para que, deixando os pactos com o mal e as resistências à graça de Deus, vivam como “filhos da luz e filhos do dia” (Cfr. 1Ts 5, 5). Como ensina o apóstolo São Pedro: “Vós sois a gente escolhida, o sacerdócio régio, a nação santa, o povo que ele adquiriu, a fim de que proclameis os grandes feitos daquele que das trevas vos chamou à sua luz maravilhosa” (1Pe 2, 9).

Nosso Senhor venceu as trevas para que pudéssemos viver sob a luz da verdade. Sempre haverá esperança enquanto crermos em Deus e encaminharmos nossos passos para a nova fraternidade que Cristo instaurou com a sua Páscoa: “As trevas estão passando e já brilha a luz verdadeira. Aquele que diz estar na luz, mas odeia o seu irmão, ainda está nas trevas. O que ama o seu irmão está na luz e não corre o risco de tropeçar” (1Jo 2, 8-10)

Procuremos nossos irmãos neste tempo pascal, talvez aqueles que estão mais desanimados sob o peso dos fardos desta vida, pois a Páscoa é a festa da fraternidade, fundada sobre a vida nova e a verdade; é a festa do perdão de Deus, que nos dá a chance de mudar os rumos de nossa vida e de nosso país. Assim, animemo-nos uns aos outros a traduzir por nossas obras a alegria do anúncio da ressurreição.        Anunciemos aos jovens, e aos idosos, às famílias e nas escolas, nos lugares de trabalhos, nas ruas e nas praças: Cristo ressuscitou, é hora de ressuscitar! Deixemos as trevas do pessimismo, pois chegou a luz de Cristo.

Que Deus nos ilumine!

TAGS:

Dom Edney Gouvêa Mattoso

A Voz do Pastor

Buscando trazer uma palavra de paz e evangelização para a população de Nova Friburgo, o bispo diocesano da cidade, Dom Edney Gouvêa Mattoso, assina a coluna A Voz do Pastor, todas as terças, no A VOZ DA SERRA.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.