Conhecer e comunicar a fé

terça-feira, 19 de novembro de 2013

Caros amigos, chegando aos momentos finais do Ano da Fé, tempo dedicado ao aprofundamento da fé que recebemos dos apóstolos; e, não obstante o término deste tempo de graças, cresce a urgência de conhecer e dar a conhecer a nossa fé católica.

Muitos são os que combatem a Igreja por não ter uma informação verdadeira sobre ela. Neste campo, também é necessário dizer que muitos se esmeram por denegrir a imagem da "Esposa do Cordeiro”, atribuindo-lhe rótulos e clichês falsos, que são frutos de uma má informação ou, o que é pior, de uma consciência perversa.

É fácil dizer inverdades sobre uma instituição que, em geral, não se rebaixará à altura de seus caluniadores. Infelizmente, muitos deixam plantar com facilidade sementes de desconfiança em seus corações, e não se preocupam em averiguar os fatos ou saber a verdade. Entretanto, a bandeira da Igreja é a verdade de Nosso Senhor Jesus Cristo, que de um modo ou de outro triunfará sobre toda sombra de erro. No final, vencerá o Senhor Jesus!

Antes, porém, de seu triunfo histórico definitivo, cabe deixar-se iluminar pela luz da verdade e também ser luz para muitos outros corações: esta é uma missão que não permite descanso. Ensina o Concílio: "Muitas vezes, os homens, enganados pelo Maligno, se desvaneceram em seus pensamentos e mudaram a verdade de Deus em mentira, servindo à criatura mais que ao Criador (cfr. Rm 1, 21 e 25) ou, vivendo e morrendo sem Deus neste mundo (cfr. Ef 2, 12), se expõe à condenação eterna. Por isto, para promover a glória de Deus e a salvação de todos estes, a Igreja, lembrada do mandamento do Senhor que disse: ‘Pregai o evangelho a toda a criatura’ (Mc 16, 16), cuida diligentemente de fomentar as missões”. (LG 16).

O amor de Deus nos constrange a evangelizar! (cfr. IICor 5, 14; ICor 9, 16) O Evangelho é a luz esperada por todos os corações humanos! Fomos feitos pela Verdade e só descansaremos na paz e na posse da plena Verdade. Por isso temos o direito de sabê-la e, uma vez conhecendo-a, o dever de comunicá-la. "Por sua parte, incumbe a cada discípulo de Cristo o dever de disseminar a fé” (LG 17). Mas para isto é preciso assumir esta missão como projeto de vida: interessar-se em aprender, tirar as dúvidas, transformar as verdades aprendidas em vida, aprender a amar nos moldes do Evangelho.

"Pregando o evangelho, a Igreja atrai à fé e à confissão da fé os ouvintes, torna-os dispostos ao batismo, arranca-os da escravidão do erro e incorpora-os a Cristo, para que através da caridade cresçam nele até à plenitude” (Idem).


TAGS:

Dom Edney Gouvêa Mattoso

A Voz do Pastor

Buscando trazer uma palavra de paz e evangelização para a população de Nova Friburgo, o bispo diocesano da cidade, Dom Edney Gouvêa Mattoso, assina a coluna A Voz do Pastor, todas as terças, no A VOZ DA SERRA.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.