Anunciar o Evangelho e doar a própria vida (Cfr. 1Ts 2, 8)

terça-feira, 12 de setembro de 2017

Caros amigos, a Palavra de Deus é semente de vida nova e foi escrita para nós! A leitura meditada e orante da Bíblia, se possível em comunidade, é fundamental para que nossa fé não perca o frescor e a firmeza próprios do primeiro amor. Por isso, há 45 anos, a Igreja no Brasil celebra em setembro o “Mês da Bíblia”. E, neste ano, propõe meditar a Primeira Carta de São Paulo aos Tessalonicenses.

É muito fácil esquecermo-nos de alguém que não aparece, não liga e nem manda uma mensagem, não é verdade? Muitas vezes a presença física não é possível, mas os meios de comunicação estão encurtando as distâncias e possibilitando o contato mais intenso entre as pessoas. Também nos tempos de São Paulo, quando este ficou sem notícias a respeito dos tessalonicenses (Cfr. 1Ts 3, 1ss), enviou-lhes primeiro Timóteo e depois uma carta, para saber e dar a conhecer sua proximidade espiritual daquela comunidade que florescia, “longe da vista, mas não do coração” (1Ts 2, 17).

Hoje, muitas pessoas parecem tratar a Deus com distância, como se já não falassem com Ele há muito tempo. Também é verdade que passam longe do verdadeiro envolvimento com os irmãos, isolando-se nos próprios interesses, numa verdadeira “globalização da indiferença”, como costuma expressar o Papa Francisco.

É importante recordar que uma pessoa é sempre uma riqueza que não se pode mensurar. Por isso, é injusto tratar alguém simplesmente para satisfazer caprichos e interesses pessoais. Se esta atitude é injusta para com um semelhante, imagine o grande pecado que é tratar a Deus somente em busca de favores pessoais ou por uma rotina sem vida?

Apenas diante da descoberta maravilhosa da proximidade com o Senhor e com os semelhantes é possível que a vida encontre o seu sentido mais profundo, que é o de ser dom: sal da terra e luz do mundo. Neste dom esconde-se a verdadeira alegria que todos desejam encontrar. Assim expressa o Apóstolo das gentes: “Como poderíamos agradecer a Deus, a vosso respeito, por toda a alegria que por causa de vós experimentamos diante do nosso Deus?” (1Ts 3, 9).

Quem procura viver o Evangelho de Cristo não somente se enche de vida e o quer anunciar, mas também está disposto a suportar muitas lutas (Cfr. 1Ts 2, 2) para que o Senhor Jesus chegue a todos os corações. Que a leitura desta carta, que é o primeiro escrito do Novo Testamento, nos comova com o mesmo amor de São Paulo por Deus e pelos irmãos. “Não durmamos como os outros, mas vigiemos e sejamos sóbrios!” (1Ts 5, 6).

TAGS:

Dom Edney Gouvêa Mattoso

A Voz do Pastor

Buscando trazer uma palavra de paz e evangelização para a população de Nova Friburgo, o bispo diocesano da cidade, Dom Edney Gouvêa Mattoso, assina a coluna A Voz do Pastor, todas as terças, no A VOZ DA SERRA.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.