Colunas
Acolher os peregrinos
terça-feira, 05 de março de 2013
Caros amigos, o ano de 2013 prepara-nos muitas e boas surpresas. O Santo Padre virá ao Brasil para um encontro de proporções mundiais com os jovens, evento que mobiliza e alegra toda a Igreja no Brasil que se sente honrada por poder sediá-lo.
Um passo importante na preparação para a “Jornada Mundial da Juventude” é o acolhimento que nossas famílias brasileiras prestarão os nossos jovens católicos do mundo inteiro. Cada parcela do território nacional participará deste evento que acontecerá na cidade do Rio de Janeiro.
A cruz da Jornada Mundial acompanhada pelo ícone de Nossa Senhora passa por todas as Dioceses do Brasil e passará também pela nossa Diocese de Nova Friburgo nos dias 5 a 12 de maio. Nossas paróquias organizarão várias atividades para que onde cheguem os sinais da JMJ, cheguem também a Palavra do Evangelho e a oportunidade do encontro com Deus.
Também por todo o Brasil, peregrinos estarão sendo acolhidos nas casas de nossas famílias cristãs. Em nossa Diocese, esta chamada “Semana Missionária” será nos dias 15 a 20 de julho. Nossa cidade se transformará em um verdadeiro lugar de evangelização: a experiência e o testemunho dos jovens vindos de fora nos falará de Jesus Cristo e nosso acolhimento e carinho será para eles um sinal de Deus. Organizaremos shows, adorações, via-sacra, eucaristias, vigílias, passeios culturais e caminhadas ecológicas, para que nossos irmãos peregrinos conheçam um pouco de nosso lugar e levem daqui nossos melhores testemunhos de amor e acolhimento.
Será um tempo em que todos falaremos a linguagem do amor: Não importa de que países venham ou que língua falem, todos nos entendemos nesta mesma “língua católica” do amor a Deus e ao próximo.
Por onde passaram as Jornadas Mundiais da Juventude, permaneceram indeléveis testemunhos de famílias e de jovens que, no acolhimento aos peregrinos, tiveram um verdadeiro encontro com Deus.
Recordo, sobre este fato, a famosa passagem bíblica do “Caminho para Emaús” (cfr. Lc 24, 13-33), onde Nosso Senhor, sob a aparência de um simples peregrino, voltava de Jerusalém acompanhando misteriosamente seus discípulos. Acolher os peregrinos desta Jornada é acolher Jesus Cristo! Ele vem ao nosso encontro com um rosto jovem para falar-nos das maravilhas que Deus pode fazer em nosso meio. Creio firmemente que este tempo de renovação marcará a história da evangelização em nosso país. Sinto-me, com todos os meus diocesanos, feliz por poder participar desta maravilha.
Dom Edney Gouvêa Mattoso
A Voz do Pastor
Buscando trazer uma palavra de paz e evangelização para a população de Nova Friburgo, o bispo diocesano da cidade, Dom Edney Gouvêa Mattoso, assina a coluna A Voz do Pastor, todas as terças, no A VOZ DA SERRA.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário