A grande Boa Nova! - 21 de dezembro.

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

“Não temais, eis que vos anuncio uma boa nova que será alegria para todo o povo: hoje vos nasceu na Cidade de Davi um Salvador, que é o Cristo Senhor”. (Lc 2, 10-11)

Enchemo-nos de ânimo ao ouvir mais uma vez o jubiloso anúncio do Anjo de Belém. Recordamos e atualizamos a maior prova de amor de Deus para a humanidade: “de tal modo Deus amou o mundo, que lhe deu seu Filho único, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna”. (Jo 3,16)

Este anúncio, que se cumpriu na história da humanidade pelo nascimento de Jesus de Nazareh, foi a melhor notícia que a humanidade recebeu, a grande “Boa Nova”. Hoje, anunciada pela fé inquebrantável da Igreja, é novamente necessária para o mundo e para cada pessoa em particular.

Ao saber que Deus enviou o seu Filho à pequenez de nossa humanidade, vemos o grande amor de Deus por cada um de nós. Não estamos perdidos no universo, entregues ao acaso e à morte, andamos sustentados pelos cuidados de um Deus que nos ama! Ele pensou em cada um de nós desde toda a eternidade e nos faz hoje um convite à conversão.

No Natal, por tradição, enchemos nossa vida de pequenas lembranças: cartões, árvores, enfeites, presentes, canções... Tudo para demonstrar a alegria de mais uma vez acolher a Deus. Somos também convidados a ornarmos nossas vidas de boas ações, não em abstrato, mas com iniciativas concretas: oferecer e pedir o perdão àqueles que o necessitam, aproximarmo-nos das pessoas que já nos amam e com as quais convivemos, ousar iniciativas de caridade e fraternidade com os menos favorecidos, expulsar de nossa vida as reclamações e perseverar no cumprimento de nosso dever cotidiano, em fim, aprofundar nossa vida de oração.

Ao assumir nossa humanidade, Deus nos ensinou como demonstrar nosso amor. Ensinou-nos que o amor a Deus nunca se separa do amor à humanidade, e que só sustentamos e demonstramos este amor quando amamos nossos semelhantes.

O anúncio angélico é o mesmo de 2000 anos atrás, mas nem por isso é antigo e ultrapassado, a humanidade continua seu caminho de salvação e, portanto, o homem continua precisando de Cristo. Aprendamos dele, de sua humildade e generosidade; ouçamos o que nos diz quando não teme assumir a nossa natureza; abracemos e cantemos canções ao Menino Deus, para que Ele nos inflame com o Grande Amor que vem do Céu.

Por fim, acorramos todos à interseção de Nossa Senhora, que mais vivamente experimentou a chegada do Cristo. Que ela nos mostre, então, o caminho mais seguro para encontrá-lo.

Um Feliz Natal a todos!

TAGS:

Dom Edney Gouvêa Mattoso

A Voz do Pastor

Buscando trazer uma palavra de paz e evangelização para a população de Nova Friburgo, o bispo diocesano da cidade, Dom Edney Gouvêa Mattoso, assina a coluna A Voz do Pastor, todas as terças, no A VOZ DA SERRA.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.