A alegria da Semana Missionária

terça-feira, 30 de julho de 2013

Caros amigos, na semana passada tivemos a grande alegria de receber na Diocese de Nova Friburgo uma multidão de jovens peregrinos de 17 países, que vieram para se encontrar com o Santo Padre, o Papa Francisco, na Jornada Mundial da Juventude. A espiritualidade cristã é essencialmente missionária e, por isso, uma semana antes do grande encontro preparado no Rio de Janeiro, os grupos peregrinos se dividiram por várias Dioceses do Brasil para conhecerem nossa cultura, partilharem da sua, desenvolverem trabalhos caritativos e, sobretudo, proporcionar-nos a graça de acolhê-los: esta foi a "semana missionária”, que, em nossa Diocese, começou no dia 16 de julho e perdurou até o sábado, dia 20 de julho.

Muitos foram os que uniram forças para o êxito desta semana missionária, o trabalho foi grande e os frutos, ainda maiores! Todas as famílias que acolheram os jovens dão prontamente testemunho da bela amizade espiritual começada; as paróquias receberam uma nova vida nas variadas atividades desenvolvidas; os jovens católicos se comprometeram; os movimentos e novas comunidades foram incansáveis em sua ajuda; prefeituras, empresários e outros leigos. Um verdadeiro mutirão de solidariedade e alegria.

Em contrapartida, apesar de mais de 1200 jovens de vários lugares do mundo, a cidade não teve perturbada sua paz, como já aconteceu com grupos bem menores. Vários trabalhos sociais foram desenvolvidos em locais como a Casa dos Pobres, Aldeia da Criança Alegre, Hospital Psiquiátrico Santa Lúcia, Abrigo Amor a Jesus, entre outras creches e trabalhos sociais menores e extrainstitucionais, como visitas, casa por casa, em comunidades carentes de nossa cidade. Neste relatório resumido, ainda podemos citar todas as obras espirituais que foram realizadas em nossas igrejas, muitos deles realizados em nosso favor: Santas Missas, adorações, rosários, catequeses, confissões... E tudo regado a muita alegria espiritual.

Dentre os frutos do Espírito, elencados por São Paulo em sua carta aos gálatas (5, 22-23), logo depois da caridade, está a alegria, que é própria de um coração jovem, que afasta o pessimismo e as preocupações exageradas, para dar lugar à luz de Deus e à generosidade. Isto testemunhamos em tantos de nossos jovens peregrinos: uma alegria que não precisa perder-se na sexualidade desregrada, nos vícios, no isolamento egoísta ou na revolta, mas que tem lugar verdadeiro no amor a Deus e na intensa vida fraterna. Rezemos pela Jornada Mundial da Juventude! Deus abençoe a todos.


TAGS:

Dom Edney Gouvêa Mattoso

A Voz do Pastor

Buscando trazer uma palavra de paz e evangelização para a população de Nova Friburgo, o bispo diocesano da cidade, Dom Edney Gouvêa Mattoso, assina a coluna A Voz do Pastor, todas as terças, no A VOZ DA SERRA.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.