10 de janeiro de 2012—A quem seguimos? - 10 de janeiro 2012

sexta-feira, 06 de abril de 2012

Caros amigos, em nossa cultura brasileira uma das festas do ciclo do Natal muito conhecida é a festa da Epifania, palavra de origem grega que significa “manifestação”, conhecida popularmente como “Dia de Reis”.

Quando os “magos”, provenientes de nações diferentes de Israel, encontram-se com o recém-nascido em Belém, é o grande momento da manifestação de Deus a todos os povos da Terra. Jesus não é só Deus de Israel, mas é o Senhor de todos os povos, de todo o universo!

Certamente a luz de Cristo iluminou os magos muito antes do esperado encontro com o Messias. Desde o primeiro momento em que deixaram sua terra para seguir a estrela, sua inteligência e seu coração já se abriram à fé. Lançando-se corajosamente por estradas desconhecidas, os magos empreenderam uma viagem longa e difícil e não hesitaram em deixar tudo para seguir a estrela que tinham visto surgir no Oriente (cf. Mt 2, 1).

Também esta poderia ser uma boa lição para o ano novo: Enquanto caminhamos nesta terra também devemos seguir os sinais divinos. A fé nos indica um caminho de esperança que, movidos pela caridade, empreendemos todos os dias com ânimo renovado. Um número novo acrescenta-se em nossos calendários, mas a única motivação capaz de fazer-nos desbravar esta nova etapa é Jesus Cristo.

Este 2012 pode ser decisivo em nossa conversão de vida. Quantos jovens se decidirão seguir o Mestre mais de perto na vida consagrada? Quantos casais redescobrirão o verdadeiro sentido do matrimônio? Quantos novos sacerdotes ordenados? Quantas pastorais crescendo? Quantos novos missionários e quantos entregados ao serviço dos mais pobres?

O Reino de Deus é uma realidade que cresce silenciosamente, como a semente na terra, mas cresce! Não temos o direito de desconfiar desta potência de crescimento e superação que sustenta a fidelidade de tantos e chama, a cada dia, novos operários. Esta é a estrela que também devemos seguir!

Não somos católicos simplesmente porque outros também o são, mas a fidelidade de nossos irmãos é para nós um sinal deste grande amor de Deus, é a estrela que indica também um caminho a seguir. Sabemos que seguimos a Jesus Cristo, dele é que vem a luz que ilumina a estrela de Belém, mas não posso deixar de incluir-me na cena dos Reis Magos e pensar que também devo seguir estes homens que caminham na direção de Belém.

Às vezes parece solitário nosso caminho. Nestes momentos lembremos que muitos outros irmãos e irmãs já o fizeram e outros tantos ainda o fazem. Portanto, perseveremos!

TAGS:

Dom Edney Gouvêa Mattoso

A Voz do Pastor

Buscando trazer uma palavra de paz e evangelização para a população de Nova Friburgo, o bispo diocesano da cidade, Dom Edney Gouvêa Mattoso, assina a coluna A Voz do Pastor, todas as terças, no A VOZ DA SERRA.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.