Colunas
Você pode ser a próxima vitima!
Ao longo da historia da humanidade, ela tem sido uma presença constante na vida de todos, homens, mulheres e crianças, de todas as idades.
Algumas vezes tornando insuportável a existência, chegando a levar muitos ao extremo do suicídio.
Neste caso estão as dores provocadas por tumores malignos, por exemplo.
Mas, uma dor em particular parece ser mais presente no dia a dia de todos. Afirmam os especialistas em medicina da dor que cerca de 80% das pessoas passarão por alguma crise dela, em alguma época de suas vidas. É a famosa dor nas costas.
Ela tem sido inclusive mais frequente, em razão do nível de estresse que a alta competitividade da vida atual provoca, e extremamente relacionada ao modo como as pessoas se posicionam durante o trabalho. A má postura tem sido a grande geradora deste tipo de dor. Ela pode ser de curta duração, alguns poucos dias, e cederem facilmente com os potentes medicamentos disponíveis hoje em dia, mas podem se tornar crônicas, e atormentar as noites e dias de um cristão por muitos e muitos anos. Por vezes toda uma vida. Em certos casos, somente a cirurgia pode acabar com elas, como acontece nas dores das hérnias de disco, da coluna vertebral, ou naquelas em que um determinado nervo está sendo comprimido, em qualquer parte do corpo.
Cerca de cinquenta causas são relacionadas como potenciais causadoras das dores nas costas. Por incrível que possa parecer, até mesmo doenças muito comuns do estomago, como as gastrites, são citadas entre elas.
Mais uma vez, um fator de risco para a nossa vida também aparece como um dos responsáveis por ela, é o sedentarismo. Pai e mãe de muitos males, esta arte de nada fazer responde por parte das dores. Qualquer um que passe todo o tempo parado, sentado na mesa de trabalho o dia todo, e sentado diante da TV antes de dormir, repetidamente por muitos anos de sua vida, sem praticar nem uma só atividade física, está se candidatando a ser uma das próximas vitimas dela.
Quando finalmente o problema se instala, as terapias mais eficazes disponíveis incluem, além dos medicamentos como analgésicos e anti-inflamatórios, a aplicação de bolsas de água quente e fria e massagens com pomadas que estimulam a circulação local.
Fisioterapia e técnicas de alongamento muscular também são muito indicadas e eficazes para aliviar as dores. A acupuntura também tem se mostrado altamente eficiente nestes casos, por seu efeito relaxante em nível muscular. Casos existem em que, além de tudo isto, também se faz preciso utilizar tranquilizantes para afastar o efeito agravante do estresse.
![Dr. Norberto Louback Rocha Dr. Norberto Louback Rocha](https://acervo.avozdaserra.com.br/sites/default/files/styles/foto_do_perfil/public/colunistas/norberto.jpg?itok=LGlRI66-)
Dr. Norberto Louback Rocha
A Saúde da Mulher
O ginecologista e obstetra Norberto Rocha assina a coluna A Saúde da Mulher, publicada às terças no A VOZ DA SERRA. Nela, o médico trabalha principalmente a cultura de prevenção contra os males que atingem as mulheres.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário