Colunas
Viva a vacina!
Foi dada a partida,neste ultimo sábado, da campanha de vacinação voltada para o grupo da terceira idade. Além da vacina para o vírus da influenza comum, foi oferecida também a vacina contra o vírus da gripe H1N1, para todos aqueles idosos portadores das chamadas doenças crônicas, hipertensos,diabéticos e outras.
O nosso país, tem se destacado na comunidade das nações pelos seus esforços no sentido de proteger sua população contra inúmeras doenças através da vacinação.
Apenas para informação de vocês, antes do inicio destas campanhas realizadas pelo Ministério da Saúde, um número muito grande de brasileiros era levado aos pronto-socorros de todo o país e dali acabavam por permanecerem internados por longos períodos, vitimas de complicações causadas pela gripe. Em sua maioria, aquelas pessoas apresentavam quadros de infecções respiratórias graves e muitas delas acabavam por falecer. Estas internações, além dos grandes sofrimentos que provocavam nas famílias, custavam ao país perto de quinhentos milhões de reais por ano.
Após a introdução das campanhas de vacinação o número de internações baixou significativamente, assim como o índice de óbitos.
As vacinas foram uma descoberta grandiosa para a humanidade. Um procedimento simples e de baixo custo que, através do aumento da resistência do organismo humano a diferentes micróbios, evita os riscos das diversas doenças.
Imaginem como era a vida das pessoas antes da vacina contra a tuberculose, a paralisia infantil, o sarampo, o tétano, a raiva, a rubéola e muitas outras graves doenças.
Nos dias atuais, pouco tempo após o nascimento os bebês recebem as protetoras doses das vacinas . E daí em diante ao longo de sua infância continuam recebendo a proteção de outras vacinas, até mesmo na chamada terceira idade quando são chamados a participar de campanha nacional contra a gripe e o fazem com satisfação e conscientemente, como assistimos pela TV.
Estamos iniciando aqui em nossa terra, mais uma fase da campanha, especifica para o pessoal idoso.
É de extrema importância que vocês todos,leitores da coluna, colaborem e participem ativamente. Estimulem seus idosos a comparecerem aos postos de saúde do município.
Os acamados podem receber a vacina em casa. Os cadeirantes podem ser levados no carro da família ou de amigos. Chegando aos locais de vacinação nem precisam sair do veiculo. As dedicadas técnicas de enfermagem com certeza levarão a vacina até eles.
E,apesar de um pouco tarde, vai aqui um grande abraço da coluna ao valoroso pessoal da enfermagem pela passagem do Dia da enfermagem, 12 de maio, uma gente valorosa que, ao lado dos médicos, mantém em atividade o sistema de saúde.

Dr. Norberto Louback Rocha
A Saúde da Mulher
O ginecologista e obstetra Norberto Rocha assina a coluna A Saúde da Mulher, publicada às terças no A VOZ DA SERRA. Nela, o médico trabalha principalmente a cultura de prevenção contra os males que atingem as mulheres.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário