Colunas
Uma vida sem qualidade
Nas décadas de cinquenta e sessenta, Friburgo era muito procurada por pessoas que sofriam de doenças respiratórias e buscavam o nosso ar puro e o clima das montanhas para um longo tratamento. Com o passar dos anos e o crescimento da população somado à derrubada das matas para construção de loteamentos e condomínios, as coisas se modificaram e também o nosso clima. O próprio planeta também sofreu grandes alterações no seu meio ambiente. Um fator que com toda certeza tem exercido grande impacto no ar, outrora tão puro de nossa cidade, é o tremendo número de veículos movidos a gasolina e diesel, que circulam dia e noite por aqui. Parece que temos um automóvel para cada dois habitantes. Desta forma já não somos um dos melhores climas do país, pelo menos dentro da cidade e em seus arredores. Podemos dizer que em muitos dias do mês, temos frio pela manhã e à noite e um calor de verão durante as tardes em pleno inverno. Recordo de uma paciente que, orientada por seu pediatra, mudou-se para Cachoeiras de Macacu em busca de um clima mais constante para seu filho, que sofria de crises de asma sempre que o nosso tempo esfriava demais. E os asmáticos são muito atingidos pelas mudanças climáticas, como estas que ocorrem aqui, onde num mesmo dia podemos ter temperaturas de inverno e verão. Apesar de esta doença ainda não ter um tratamento curativo, ela pode ser bem controlada com o uso de modernos produtos que tem por base a cortisona, um potente anti-inflamatório que pode ser inalado diretamente dentro dos pulmões por meio de spray. Exercícios físicos são bem indicados para auxiliar e exercitar os pulmões. A natação tem sido a melhor forma de se realizar estes exercícios, mas a presença de cloro na água das piscinas pode causar irritação nos brônquios e anular os benefícios da atividade física. Se você sofre de asma busque sempre ajuda com seu médico assistente. Doença respiratória mal cuidada pode causar graves danos aos pulmões e levar você a uma vida sofrida.
Dr. Norberto Louback Rocha
A Saúde da Mulher
O ginecologista e obstetra Norberto Rocha assina a coluna A Saúde da Mulher, publicada às terças no A VOZ DA SERRA. Nela, o médico trabalha principalmente a cultura de prevenção contra os males que atingem as mulheres.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário