Uma época difícil

segunda-feira, 02 de maio de 2016

Uma queixa frequente, ouvida das mulheres e seus familiares, quando estão vivendo a fase da menopausa, que vai durar até o fim das suas vidas, é a respeito da tremenda alteração em seu estado emocional. Este é na verdade um acontecimento que ocorre com praticamente todas elas, principalmente nos primeiros dois anos desta nova etapa da vida.

A paralisação das menstruações, acontecimento que marca o que chamamos de menopausa, causada pelo fim da atividade dos ovários, produtores dos hormônios fundamentais na vida feminina, afeta com grande impacto o dia a dia feminino. Alterações no humor, que oscila muito, alternando da depressão à irritabilidade intensa, que afeta de modo importante as relações familiares e também as sociais e do ambiente de trabalho.

Muitas mulheres nesta fase de suas vidas, já perderam grandes oportunidades de crescimento em suas carreiras e muitos relacionamentos se acabaram. O sono é bastante atingido pelas famosas ondas de calor, os fogachos, que não têm local nem hora para aparecer, acontecem no meio de uma reunião social, no meio de um casamento em que a infeliz mulher esta participando como madrinha e em muitos outros sem que se possa prever.

A sexualidade também fica muito prejudicada, principalmente com um ressecamento vaginal que torna o ato sexual um momento difícil. Estes acontecimentos , podem ser bem diminuídos através do tratamento hormonal adequado, chamado terapia hormonal. Desde que a mulher não apresente algum problema de saúde que possa ser um impedimento para o uso de hormônios, esta forma de terapia promove uma melhora importante na vida feminina com melhora acentuada dos fogachos da secura vaginal e do sono.

Atualmente, com a utilização de um tranqüilizante em dose mínima, para uso diário, tem se conseguido um grande alívio no quadro de estresse e irritabilidade, que atinge a maioria das mulheres nesta época. Estes tratamentos são oferecidos às mulheres por períodos que duram três a quatro anos em media, variando de pessoa a pessoa. Para aquelas que não podem receber os benefícios da terapia hormonal convencional, podem ser oferecidas as terapias com hormônios extraídos de plantas, os fitoterápicos.

TAGS:
Dr. Norberto Louback Rocha

Dr. Norberto Louback Rocha

A Saúde da Mulher

O ginecologista e obstetra Norberto Rocha assina a coluna A Saúde da Mulher, publicada às terças no A VOZ DA SERRA. Nela, o médico trabalha principalmente a cultura de prevenção contra os males que atingem as mulheres.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.