Uma boca nova e feliz!

sábado, 31 de julho de 2010

Da boca depende todo o resto do corpo. Uma frase simples, dita por um amigo dentista em recente programa de TV, mas que é de uma verdade luminosa. Vemos muita gente preocupada com a pressão, com o colesterol, com o reumatismo, com a diabetes de um parente, com a depressão de uma amiga, mas lanço aqui uma pergunta: quantas vezes vocês já viram alguém falar que esta preocupado com os dentes de outra pessoa?

Parece até que os dentes não fazem parte do corpo.

Mas é pela boca que entra a cada dia, todos os dias, a vida através dos alimentos que consumimos.

Também é da boca que podem partir muitos sofrimentos que infernizam a existência de um cristão. Quanta gente, e bota gente nisto, está por aí a padecer de dores de cabeça para as quais não se encontra um diagnóstico imediato, mesmo quando se lança mão dos meios mais modernos disponíveis. Se a pressão está acima da media ou se existe um quadro de estresse, é neles que se coloca a culpa à primeira vista.

Pode ser falta de óculos, logo diz alguém bem intencionado. O que não falta é gente para dar palpite. E em muitas e muitas ocasiões a raiz do problema está lá num dentinho mal acomodado entre os outros, causando o que os dentistas chamam de má oclusão, se estou correto.

Em relação à autoestima, o amor próprio das pessoas fica derrubado pela falta de dentes ou por ter de usar as chamadas dentaduras, pererecas para muitos, daquelas que ameaçam saltar da boca ao menor descuido. Não se pode dar uma boa risada , tossir então é assustador e um espirro então pode ser mortal para que a dita cuja voe longe. Já imaginaram o sofrimento de quem está sempre à beira deste abismo ?

Uma boca com dentes infeccionados é uma ameaça constante para o coração. Os cardiologistas e odontólogos são unânimes quando afirmam que muitas infecções do músculo cardíaco, das válvulas e da membrana que reveste o coração chamada pericárdio, partem daqueles dentes com infecção.

Pode-se até mesmo afirmar que muitos brasileiros perderam a vida ou a saúde em razão de infecções que partiram da boca.

Nos dias atuais, com todo o progresso e avanços que a odontologia recebeu, as coisas podem mudar radicalmente. Excetuando-se o fator financeiro, já que a odontologia é uma especialidade onde os materiais utilizados são em sua maioria caros, e a massa da população tem uma renda baixa, os nossos profissionais estão muito bem preparados e realizam trabalhos brilhantes que devolvem ao individuo não apenas a autoestima perdida mas principalmente a recuperação da sua capacidade de mastigação.

A revolução que a técnica dos implantes dentários está provocando na vida daqueles que perderam alguns ou todos os dentes, é outra maravilha que a moderna odontologia oferece a todos nós. Lutar para levar estas verdadeiras bênçãos de saúde e felicidade a todos os que dela precisam é agora uma missão de todos.

TAGS:
Dr. Norberto Louback Rocha

Dr. Norberto Louback Rocha

A Saúde da Mulher

O ginecologista e obstetra Norberto Rocha assina a coluna A Saúde da Mulher, publicada às terças no A VOZ DA SERRA. Nela, o médico trabalha principalmente a cultura de prevenção contra os males que atingem as mulheres.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.