Colunas
Um presente da ciência para todos nós!
Uma recente notícia no informativo das grandes redes de TV brasileiras trouxe um novo ânimo para todos aqueles que trabalham na área da saúde.
Não só para eles, mas para todos os seres humanos. Como é público e notório, o câncer em suas centenas de formas e localizações é uma das doenças mais letais a atingir a humanidade.
Não respeitando sexo nem idade, agride indistintamente desde as mais jovens crianças até os mais idosos. Se oculta na pele, nos intestinos,no sistema nervoso,nos ossos, nas mamas (inclusive dos homens), no sangue, enfim não existe lugar no corpo humana que esteja livre de sua ação destruidora e mortal na quase totalidade das vezes.
As pesquisas levadas a cabo ao longo dos últimos anos, por estudiosos de todo o mundo, conseguiram produzir medicamentos incrivelmente eficazes, mas na maioria das situações a doença se mostrou mais poderosa.
Um exemplo recente e por demais conhecido de nós brasileiros é o do nosso ex-vice presidente da república José Alencar, que bravamente luta há mais de doze anos contra este inimigo e neste período de tempo já passou por 17 cirurgias.
Quem já foi submetido a alguma cirurgia na qual sua barriga tenha sido aberta sabe muito bem quão dolorosa e incomoda é.
Imaginem 17 vezes ter seu corpo cortado e costurado, mesmo com a melhor das anestesias e pelos mais experientes cirurgiões.
Já sabemos, desde muitos anos passados, que as oportunidades de cura total sempre estiveram, e continuam assim, ao momento da descoberta da doença. Quanto mais cedo melhores. Também sabemos que, na quase totalidade dos casos, a cirurgia sempre está presente.
Mas um grande obstáculo, que sempre esteve presente no caminho dos doentes, foi exatamente o momento da descoberta da doença.
Na maior parte das vezes ele ocorreu tarde. Mas mesmo assim, após muitas batalhas, muitas pessoas conseguiram a cura. Com sacrifícios enormes é claro, mas conseguiram.
Apesar de todas as campanhas públicas veiculadas pelos meios de comunicação, todos os anos, os problemas não diminuíram muito, e o número de doentes é crescente.
O grande vazio que existia no arsenal de exames médicos, para prevenção da doença, parece ter chegado ao fim.
Agora, assim como podemos fazer prevenção do diabetes, das doenças genéticas e muitas outras por meio de um simples exame de sangue, tudo indica que poderemos também prevenir o câncer utilizando esta mesma forma simples e rápida de exame.
Um teste de diagnóstico do câncer, em todas as suas formas, foi desenvolvido.
Permite a descoberta da doença em fase bem inicial, o que garante tratamento rápido e mais eficaz, podendo inclusive dispensar a cirurgia em muitos casos.
Baseia-se na descoberta de células cancerosas presentes na circulação. Um presente da ciência para todos nós!

Dr. Norberto Louback Rocha
A Saúde da Mulher
O ginecologista e obstetra Norberto Rocha assina a coluna A Saúde da Mulher, publicada às terças no A VOZ DA SERRA. Nela, o médico trabalha principalmente a cultura de prevenção contra os males que atingem as mulheres.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário