Colunas
Um perigo que ronda os jovens! - 18 de outubro 2011
Os vírus, sabidamente, já estavam habitando esta terra muito antes da nossa espécie aparecer por aqui.
Já conseguimos identificar e catalogar centenas deles. O mais popular de todos, com certeza, é o da gripe, não existe alguém que ainda não tenha recebido a sua visita.
E mesmo este, muda de roupa a cada ano e causa sempre grandes sofrimentos aos seus atingidos. As complicações vão desde as mais brandas até aquelas consideradas de alta gravidade, colocando em risco as vidas de crianças, gestantes, idosos e de todos aqueles que de algum modo estejam com sua imunidade abaixo do normal.
Atualmente, em todos os países mais desenvolvidos, existe uma preocupação intensa com um tipo de vírus bastante específico, o chamado HPV, desde que foi comprovada sua participação no câncer do colo do útero.
Este micro-organismo faz parte de uma numerosa família, cerca de duas centenas de elementos, dos quais, felizmente, apenas quatro estão, com certeza, ligados ao aparecimento daquele tipo de câncer.
Segundo as estatísticas produzidas pelo Instituto Nacional do Câncer, INCA, a cada ano dezoito mil mulheres contraem este tipo de doença.
E, cinco mil perdem as vidas anualmente, cercadas de tremendo sofrimento.
Uma notícia estimulante para toda a população é a intenção do governo federal de fornecer para a população feminina, em primeiro lugar, principalmente na faixa de idade dos treze aos vinte e cinco anos, a vacina já existente, que confere boa imunidade contra os quatro principais tipos do HPV ligados ao câncer uterino
Embora os homens também sejam afetados, os casos de câncer de pênis causados pelo citado vírus, são bem menos numerosos.
Em função da sexualidade humana estar sendo vivida de modo bem mais intenso que em tempos passados, os riscos de se contrair a doença também são muito maiores, principalmente sem a proteção da camisinha.
Mas uma recente informação de revista médica relata que um grande número de casos de tumores de garganta, boca e áreas próximas está relacionado ao HPV.
Isto nos mostra como este vírus é agressivo, já que até bem poucos anos o pensamento científico acreditava que sua atuação nociva se limitasse ao colo uterino.
Um dos maiores impedimentos para o uso em larga escala da vacina é o seu alto custo.
Cerca de trezentos e cinquenta reais cada dose. São necessárias três doses por pessoa.
Os custos humanos e sociais, além dos financeiros, provocados pela doença, nos levam a desejar profundamente que o governo realmente tome esta decisão corajosa e lance mãos à obra. O perigo ronda a juventude.
Dr. Norberto Louback Rocha
A Saúde da Mulher
O ginecologista e obstetra Norberto Rocha assina a coluna A Saúde da Mulher, publicada às terças no A VOZ DA SERRA. Nela, o médico trabalha principalmente a cultura de prevenção contra os males que atingem as mulheres.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário