Colunas
Um Natal diferente
Uma visão completamente diferente das festas de final de ano que eu, em particular, nunca havia tido, e creio que a maior parte das pessoas também não, foi relatada numa ótima reportagem da jornalista Clarissa Pains, do jornal O Globo. Um momento da vida de todos nós que a jornalista desvenda com brilhantismo, mostrando aspectos dolorosos e difíceis de superar das existências de muita gente. Acredito que dificilmente iremos encontrar alguém que não tenha alguma vivência sofrida destas épocas.
Tida como temporada de intensas e calorosas comemorações, onde tudo é alegria e calor humano, cheias de boa comida e boas bebidas, presentes e amigos ocultos nas casas e nos locais de trabalho, é, infelizmente, para uma grande multidão de sofredores, que passa despercebida, uma época difícil de enfrentar, e que se dependesse deles, não existiria. Filhos de pais separados, por exemplo, que cresceram assistindo e sofrendo diante das disputas dos pais para ver com quem eles ficariam. Época do ano em que ressaltam as perdas dos entes queridos, que ficam com seus lugares vazios na mesa da ceia natalina.
Estatísticas de serviços de saúde demonstram que o número de internações por diferentes motivos, infartos, crises de pressão alta, depressão aguda e outros aumenta nestas datas do ano. Um problema que atinge a todos, de forma geral, é o estresse. Segundo a pesquisa, ele pega todo mundo, ninguém escapa da correria das compras e da dificuldade de equilibrar as despesas, de escolher o que vai presentear. Também uma questão que gera uma grande carga estressante é o fato de ter que se reunir em família com parentes com os quais se tenha alguma forma de dificuldade afetiva. Mas, à parte estes problemas, ainda é um momento das nossas vidas que vale a pena viver por tudo que tem de bom e pela oportunidade que oferece a todos de se perdoarem, de se reencontrarem de coração aberto. Para todos os leitores e leitoras um Feliz Natal, com saúde e paz!
Dr. Norberto Louback Rocha
A Saúde da Mulher
O ginecologista e obstetra Norberto Rocha assina a coluna A Saúde da Mulher, publicada às terças no A VOZ DA SERRA. Nela, o médico trabalha principalmente a cultura de prevenção contra os males que atingem as mulheres.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário