Colunas
Um futuro promissor! - 15 de fevereiro 2011
No que se refere à saúde do ser humano, o futuro é bastante promissor. Apesar da sombra que a poluição gerada pela própria atividade humana na face do planeta lança sobre todos nós.
Esta contaminação, da única morada disponível para a nossa espécie neste universo conhecido, vem sendo cada vez mais combatida e acuada na maioria dos países industrializados e a médio e longo prazo poderá ser levada a limites cada vez menos perigosos, até chegar a quase zero,se tal coisa é possível.
Em relação à vida de cada um de nós, as contribuições que as diferentes ciências, como a química,a farmacologia,a engenharia genética, a física, e mais recentemente a nano-tecnologia, todas elas apoiadas em incríveis máquinas computadorizadas que dão aos cientistas uma capacidade nunca dantes imaginada, o que está por vir ultrapassa nossa imaginação.
Os estudos com as chamadas células tronco - aquelas que podem tomar a forma de qualquer tecido do nosso corpo, assim sendo podem virar coração, olhos, fígado, pele, nervos,ossos e muito mais -, abriram um novo e gigantesco horizonte de cura e alívio do sofrimento humano.
Já são conhecidos os resultados, ainda pequenos, da utilização daquelas células no tratamento de dezenas de doenças, desde a perda da visão até as paralisias, passando ainda por várias outras situações.
Tudo indica que, nos casos de diversos tipos de câncer, a cirurgia será cada vez menos utilizada. Como temos visto nas TVs e jornais, ela já tem sido substituída por formas menos agressivas, mas muito eficientes de tratar a doença. Um dos exemplos mais conhecidos tem sido a embolização dos tumores. Uma técnica muito simples na qual se interrompe o fluxo de sangue que alimenta a massa tumoral, através do entupimento da artéria que a alimenta, feito com mínimas partículas de uma substância acrílica.
Devemos ressaltar ainda que, antes do bloqueio da artéria , é injetada na área do tumor uma dose de medicação quimioterápica, a qual fica retida no local, atuando na destruição da lesão.
Uma das próximas, e mais aguardada, ferramentas a ser colocada à disposição da medicina são as denominadas drogas inteligentes. Moléculas que podem agir seletivamente sobre a doença, sem atuar indistintamente pelo corpo todo, agindo em locais onde sua presença não é necessária. A criação deste tipo de medicamento será recebida como a grande revolução, depois da descoberta das vacinas e dos antibióticos, na arte médica.
Hoje são necessárias grandes doses de medicação, que se espalham por todo o organismo, afim de tratar uma infecção, por exemplo.
Na tecnologia das drogas inteligentes, as mesmas serão utilizadas em porções bem menores, as quais irão agir exatamente onde estiver o foco da doença e em nenhum outro local.
Esperemos que os homens saibam usar, com bom senso e prudência, o que o futuro promete.
Dr. Norberto Louback Rocha
A Saúde da Mulher
O ginecologista e obstetra Norberto Rocha assina a coluna A Saúde da Mulher, publicada às terças no A VOZ DA SERRA. Nela, o médico trabalha principalmente a cultura de prevenção contra os males que atingem as mulheres.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário