Talvez a novela da TV ajude a vacinar contra o HPV

terça-feira, 14 de abril de 2015

As pessoas responsáveis pela campanha de vacinação contra o vírus HPV ainda estão se perguntando por que as famílias atenderam de modo tão fraco e decepcionante ao chamado para vacinarem suas meninas. Aqui em nossa cidade, apesar de todo o esforço do pessoal da vacinação e dos avisos através dos meios de comunicação, o comparecimento também deixou a desejar. Impossível acreditar que toda esta gente, que sabe de todas as novelas e seus horários, que guarda de cor e salteado as letras de todas as músicas sertanejas, não tenha tomado conhecimento da aplicação de uma vacina que protege contra uma doença grave como o câncer do colo do útero. No futuro, muitas destas jovens talvez venham a pagar um alto preço pelo fato de não terem recebido a vacina. Neste ano de 2015 devem  surgir entre quinze e vinte mil novos casos de câncer de colo uterino, segundo estatísticas nacionais, a maioria deles causada pelo HPV. Um número importante destas mulheres morrerá de forma lenta e sofrida se a doença não for descoberta em fase bem inicial. Hoje as meninas se iniciam na vida sexual muito cedo, são as mudanças sociais propagadas com imensa rapidez pelas redes de comunicação, e ficam expostas por muitos anos ao contato íntimo com múltiplos parceiros, sem uso da camisinha. Entre estes parceiros, quantos podem já estar contaminados pelo HPV e funcionarem como reservatórios do vírus, infectando todas as meninas que atravessem seu caminho? Não sei se por coincidência, mas eu e diversos colegas ginecologistas temos consultado um grande número de jovens com lesões genitais por este vírus. Infelizmente, nós só podemos tratar as verrugas que o vírus provoca, mas ainda não dispomos de um medicamento que o elimine de vez do organismo das meninas. Daí a importância vital da vacina anti-HPV, que dá ao organismo meios de se proteger de modo eficiente. Fica muito difícil entender qual o motivo que impediu as jovens de receberem a vacina? Foi medo? Foi algum preconceito por falta de informação? Acredito que no dia em que alguma jovem atriz da TV, famosa, em algum capítulo de uma novela bem popular receber uma dose da vacina ao vivo, quem sabe todas as garotas corram aos postos de saúde para fazer o mesmo.

TAGS:
Dr. Norberto Louback Rocha

Dr. Norberto Louback Rocha

A Saúde da Mulher

O ginecologista e obstetra Norberto Rocha assina a coluna A Saúde da Mulher, publicada às terças no A VOZ DA SERRA. Nela, o médico trabalha principalmente a cultura de prevenção contra os males que atingem as mulheres.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.