Colunas
Ser mãe é padecer aqui na terra mesmo!
A SAÚDE DA MULHER 25-10:
////////////////////
O famoso escritor brasileiro Coelho Neto já dizia há muitos anos que “ser mãe é desdobrar fibra por fibra o coração”. Nos nossos dias, muitas mulheres desmentem esta frase daquele escritor, dizendo sem medo de críticas que não é bem assim, muito pelo contrário.
Com o surgimento das redes sociais, as mulheres com filhos recém-nascidos começaram pela primeira vez a poder desabafar as dificuldades impostas pela maternidade, entre elas a completa perda de liberdade nos primeiros meses depois do parto.
Com grande espanto estas mulheres chegaram à conclusão de que tudo o que desde meninas ouviam dizer sobre ser mãe não era o que parecia. Aquela história de que a maternidade era um mar de rosas não estava certa. Havia muita coisa errada naquilo. Uma destas mulheres colocou numa rede social o seu desabafo sincero ao dizer que amava o seu filho, mas que estava detestando ser mãe.
No principio seu desabafo foi mal visto por muita gente, mas depois foi reconhecido como uma verdade que a maioria não queria assumir. O surgimento das redes sociais veio permitir que as mulheres pudessem desabafar entre si a respeito dos sofrimentos que o fato de ser mãe causam em suas vidas.
As mulheres que se tornam mães, sofrem, logo nos primeiros dias, de tremendas alterações hormonais as quais associadas ao esgotamento físico de não conseguir dormir nem repousar por algumas horas, provocam uma crise de tristeza dolorosa. Não se pode nem tomar um simples banho de chuveiro, quase não se pode fazer mais nada sem ter que sair correndo para socorrer o bebê. Viramos escravas, dizem muitas delas.
Esta confusão toda acaba por levar muitas delas ao famoso estado de depressão pós parto, o qual pode causar danos para o resto da vida em algumas daquela mulheres. Se somarmos as alterações que a gravidez e o parto podem provocar no corpo da mãe, muitas das quais só podem ser corrigidas com muitos tratamentos e até mesmo com cirurgia.
Vamos dar total razão àquelas mães que desabafam e afirmam que ser mãe não é padecer no paraíso, é sofrer aqui na terra mesmo.
Dr. Norberto Louback Rocha
A Saúde da Mulher
O ginecologista e obstetra Norberto Rocha assina a coluna A Saúde da Mulher, publicada às terças no A VOZ DA SERRA. Nela, o médico trabalha principalmente a cultura de prevenção contra os males que atingem as mulheres.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário