Colunas
Sem veneno, é difícil produzir alimentos
Raramente algum de nós, ao sentar à mesa para almoçar com a família, pensa a respeito da qualidade do que vamos comer. Entre boa conversa e risadas, lá vamos aproveitando a carne, a salada, as massas e o que mais vier. Mas, um assunto que é da mais alta importância, e que por ser meio desagradável nós costumamos deixar de lado, é a respeito dos agrotóxicos. O que são eles, com nome ligado a tóxico? De cara já dá uma impressão ruim.
Os agrotóxicos são produtos químicos que servem para combater as pragas que destroem as lavouras que produzem alimentos. Os especialistas em alimentação são unânimes em garantir que, sem o uso dos agrotóxicos, seria impossível produzir alimentos na quantidade que temos hoje para alimentar a humanidade. Haveria um desastre com a morte, por falta de comida, de mais da metade desta gente. As tentativas de produzir grandes quantidades de alimentos sem usar aqueles venenos, que na verdade é o que os agrotóxicos são, não dão resultados, pois as pragas destroem quase toda a plantação. A produção de alimentos em pequena escala, sem uso daqueles venenos, dá resultados, apesar do enorme trabalho que os seus donos têm. O problema é que o custo destes alimentos fica acima do que muita gente pode pagar. Então, a humanidade permanece escrava dos agrotóxicos para a produção de enormes quantidades de alimento que precisa, para alimentar os bilhões de habitantes do planeta.
As pesquisas para encontrar formas de gerar sementes modificadas para resistir naturalmente às pragas continuam, mas demoram muitos anos e nem sempre dão os resultados esperados. A FAO, organização que controla a produção de alimentos no mundo, diz que o Brasil é o maior consumidor mundial de agrotóxicos. Existem quatrocentos tipos de agrotóxicos no mundo e nós gastamos trezentas toneladas por ano nas nossas lavouras. As plantações que mais usam aqueles produtos são as de pimentão, alface, morango e outras. Alguns estudos médicos apontam a relação direta entre estes agrotóxicos e diversas doenças, que matam os próprios agricultores e seus familiares, por lidarem com o veneno sem a devida proteção, e também doenças que atingem as pessoas que consomem aqueles alimentos sem os devidos cuidados.
Dr. Norberto Louback Rocha
A Saúde da Mulher
O ginecologista e obstetra Norberto Rocha assina a coluna A Saúde da Mulher, publicada às terças no A VOZ DA SERRA. Nela, o médico trabalha principalmente a cultura de prevenção contra os males que atingem as mulheres.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário