Colunas
Saúde e boa aparência!
Do corpo avantajado, onde os músculos se destacam pelo enorme volume, chegamos na atualidade a uma aparência mais equilibrada. Um corpo tipo fortões dos filmes americanos, já não parece atrair tanto a juventude que frequenta as salas de musculação.
O importante é ter saúde. Nem tanto ao céu nem tanto ao mar, como dizem algumas pessoas quando querem se referir a uma situação de meio termo.
Apesar das discussões nos meios especializados, as academias de ginástica e outros locais onde se trabalha o corpo, a chamada malhação, um número cada vez maior de pessoas de ambos os sexos se dedica não mais à construção de um supercorpo, com musculatura de fazer inveja a qualquer mortal, mas a se sentir saudável.
Enquanto a construção de uma musculatura hipertrofiada exige um esforço cansativo e diário para conservá-la, o que acaba na maior parte das vezes por desanimar grande parte dos seus adeptos, a manutenção de um corpo menos volumoso, se é possível falar deste modo, se torna mais fácil e natural.
Parece que esta é a tendência que vai predominar pelos próximos anos entre os profissionais da área.
Entre trabalhar o corpo, fazendo uso do máximo de peso possível, levando a musculatura a um ponto de grande estresse e muitas vezes a acidentes que podem ter serias consequências para toda a vida, como a ruptura de tendões e lesões na coluna vertebral, o que se busca agora é apenas a definição de um corpo onde a massa gordurosa desapareça, sendo substituída pela muscular, mas sem exageros.
Entre muitas das vantagens citadas, nesta nova tendência, está o fato de não ser preciso que seus praticantes façam uso de substâncias químicas, como anabolizantes e outros, de consequências já bastante conhecidas pelo mal que fazem à saúde.
O mais que se pede, em vez disso, é que as pessoas busquem uma alimentação saudável.
Segundo estudos da Universidade de Oslo,capital da Noruega, quanto mais cedo as pessoas comecem a trabalhar seus músculos através de praticas indicadas pelos especialistas, melhores serão os resultados. Enquanto a manutenção de uma grande massa muscular exige grandes esforços, a conservação de um corpo com os músculos apenas delineados, mas que se ressaltem debaixo da roupa, se torna muito mais simples e dá uma aparência igualmente sadia.
Em relação às mulheres, estas notícias são muito boas, já que a grande maioria delas teme ficar com uma aparência meio que masculinizada, seguindo as antigas orientações que exigiam a utilização de grandes pesos na prática dos exercícios.
Todas as pesquisas indicam que, seguindo esta forma de trabalhar o corpo, conseguem-se simultaneamente dois ótimos resultados, saúde e boa aparência.
Dr. Norberto Louback Rocha
A Saúde da Mulher
O ginecologista e obstetra Norberto Rocha assina a coluna A Saúde da Mulher, publicada às terças no A VOZ DA SERRA. Nela, o médico trabalha principalmente a cultura de prevenção contra os males que atingem as mulheres.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário