Colunas
Saúde e alimentação
Uma discussão que sempre aparece nos meios de comunicação é a respeito da alimentação e da qualidade de vida que ela pode nos dar ou nos tirar. Num programa que fiz na TV Zoom na semana passada o assunto era exatamente sobre este tema. O convidado, Bruno Valverde, nutricionista e professor de educação física, responsável pela orientação nutricional da rede municipal de escolas e creches, colocou uma visão muito interessante da questão alimentar das pessoas hoje em dia. O aumento na oferta de alimentos de todos os tipos, em restaurantes de comida a quilo, é uma realidade que salta aos olhos, além de carros de todos os tipos, estacionados em vários pontos da cidade que, principalmente ao anoitecer, vendem todo tipo de sanduíches, os famosos “X-tudo”. Além de outras casas especializadas neste tipo de comida rápida, ou fast-food, são locais onde a turma que é vidrada na guloseima se empanturra ao máximo. Outro aspecto da questão alimentar dos adultos, principalmente de muitos idosos, diz respeito ao fato de que estas pessoas já com sua capacidade de agir diminuída, gostam de ter em casa alimentos congelados à base de massa, tipo lasanhas e outros, que geralmente são baratos e prontos para comer, bastando aquecer em forno ou micro-ondas, que servem para “quebrar o galho” de vez em quando, mas que, segundo o nutricionista, são muito calóricos e com muito sódio, que sempre fazem algum mal a quem come. Nas escolas da cidade, graças a uma lei municipal, por sinal excelente, foi proibida a venda, nas cantinas, de alimentos considerados nocivos para a garotada, principalmente frituras. Por causa destas questões alimentares, o chamado erro alimentar, muitos países do mundo convivem com um grave problema de saúde pública que é a obesidade, como os Estados Unidos da América, que têm uma grande parte de sua população com peso muito acima do normal. Esta gente adoece mais que o normal e causa sérios problemas para os serviços de saúde do país.
O assunto é muito vasto e importante para ser resumido em uma coluna como a nossa, mas a grande verdade é que um dos segredos de se viver uma vida saudável começa por uma alimentação equilibrada e salutar, seguida por outros hábitos também corretos de viver.
Dr. Norberto Louback Rocha
A Saúde da Mulher
O ginecologista e obstetra Norberto Rocha assina a coluna A Saúde da Mulher, publicada às terças no A VOZ DA SERRA. Nela, o médico trabalha principalmente a cultura de prevenção contra os males que atingem as mulheres.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário