Receita para ficar doente

terça-feira, 11 de agosto de 2015

A ideia de abordar este assunto surgiu na semana passada, após receber um pedido de orientação vindo de uma paciente a respeito do problema de saúde do seu marido. Segundo ela, depois de longos meses de queixas de um cansaço muito grande e dificuldades com a ereção, de comprar diversos tipos de vitaminas e fortificantes por conta própria, sem nenhum resultado, e se sentindo cada vez pior, o marido cedeu ao bom senso e concordou em ir a um clínico geral. Depois dos exames físicos, ouviu do médico uma informação de que estava com a pressão alta, e que devia começar a tomar medicamentos já naquele mesmo dia. Fazer dieta para perder peso e fugir do sal na comida. Além disto foi solicitada uma bateria de exames, de sangue, raio-X, e exame com cardiologista. Depois de alguns dias, com os exames na mão, voltou ao médico. Lá recebeu as informações de que estava também diabético e com a maioria das taxas de colesterol bem ruins. As razões do seu enorme cansaço, da vista sempre embaçada e da dificuldade sexual. Cada uma destas doenças, a diabetes e a pressão alta, sozinhas, já fazem um tremendo estrago em qualquer pessoa, mas as duas juntas são um verdadeiro inferno, que se não forem muito bem controladas, visto que ainda não temos a cura, além do sofrimento que provocam, podem levar à morte precoce. Pessoas sem tratamento podem ficar cegas, ter seus rins paralisados e em casos avançados, perder partes do corpo, pela falta de circulação do sangue naqueles locais, principalmente nos pés. Infartos cardíacos são muito frequentes em hipertensos e diabéticos, assim como acidentes vasculares no cérebro, que podem causar paralisias em partes do corpo. Nos dois casos, destas duas doenças, podem acontecer por hereditariedade, filhos de pais e mães hipertensos e diabéticos têm maior risco para estas doenças, ou por hábitos de vida. Principalmente abusos de comidas e bebidas, obesidade e falta de exercícios, além de estresse. A receita perfeita para se adoecer.

Segundo a minha paciente, após algum tempo de tratamento seu marido já apresentava melhora do cansaço e do mal-estar. Mas uma coisa que o incomodava muito era a dificuldade de ereção, que mesmo com o uso de medicamentos pouca melhora tivera. Aconselhei que buscasse ajuda com um urologista, que seria a pessoa mais capacitada para fazer os exames e indicar uma solução para o problema. Segundo as estatísticas, mais da metade das pessoas diabéticas e hipertensas em nosso país não sabe que está doente, e parte dos que já sabem sofrer destas doenças não se cuida da forma correta.

TAGS:
Dr. Norberto Louback Rocha

Dr. Norberto Louback Rocha

A Saúde da Mulher

O ginecologista e obstetra Norberto Rocha assina a coluna A Saúde da Mulher, publicada às terças no A VOZ DA SERRA. Nela, o médico trabalha principalmente a cultura de prevenção contra os males que atingem as mulheres.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.