Questões masculinas

terça-feira, 01 de dezembro de 2015

Neste mês de outubro passado, como já se faz há muitos anos, dedicamos toda a atenção possível para discutir os problemas que mais afetam a saúde feminina e foram realizadas diversas atividades neste sentido. Mais recentemente, começamos também a abrir um espaço mais amplo para, da mesma forma, abordar os problemas que mais atingem a saúde dos homens. As mulheres, como já é um fato indiscutível, se cuidam muito mais do que seus companheiros e por isto vivem em média sete anos mais que eles. Esperamos que a partir de agora as coisas possam ficar mais equilibradas com estes programas de atenção ao sexo masculino. Em relação à saúde masculina, principalmente na esfera da sexualidade, grande preocupação da maioria deles, as três maiores queixas são relacionadas a dificuldades com a ereção, ejaculação precoce e problemas com a próstata. Tomo conhecimento de muitos destes problemas através das companheiras destes homens, durante as consultas de rotina. Fazem perguntas a respeito das dificuldades sexuais deles, na tentativa de encontrar solução e orientação, e relatam que mesmo eles sendo os maiores interessados, por vergonha, não correm atrás de ajuda profissional. Problemas com a ereção são um acontecimento comum, mesmo em homens jovens, e estão relacionados a diversos fatores, físicos e emocionais. Doenças como diabetes, talvez a principal causa, pressão alta, obesidade, fumo e álcool estão ligados ao problema. Estresse intenso e o uso de tranquilizantes fortes também são causas relacionadas ao problema. Já a ejaculação precoce também é motivo de intenso sofrimento para os que sofrem dela. As causa básicas não foram ainda bem esclarecidas pela medicina e os especialistas se dividem, enquanto alguns defendem razões psicológicas para explicar o problema, outros relacionam fatores ligados à extrema sensibilidade de terminais nervosos situados na extremidade do pênis. Os tratamentos para a disfunção erétil já são bem conhecidos de todos e os medicamentos facilmente encontrados nas farmácias com resultados satisfatórios para a maioria. Com relação à ejaculação precoce os tratamentos são mais complicados e nem sempre os resultados são bons. A respeito do câncer da próstata, atualmente uma grande discussão divide os especialistas em todo o mundo, a respeito da conduta a ser seguida. A prevenção, com exame anual para homens acima dos quarenta anos, continua de pé, principalmente para aqueles que têm casos na família e mais ainda se tiveram ou têm pai com a doença. São estas as principais questões que preocupam o homem moderno quanto a sua saúde física.    

TAGS:
Dr. Norberto Louback Rocha

Dr. Norberto Louback Rocha

A Saúde da Mulher

O ginecologista e obstetra Norberto Rocha assina a coluna A Saúde da Mulher, publicada às terças no A VOZ DA SERRA. Nela, o médico trabalha principalmente a cultura de prevenção contra os males que atingem as mulheres.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.