Colunas
Quedas que podem levar à morte
Como já abordei em outras ocasiões, a grande preocupação do nosso país para os próximos anos é com a inversão da pirâmide populacional, quando teremos mais idosos precisando de cuidados do que pessoal capacitado para esta missão. Mesmo nos dias de hoje, isto já é uma dura realidade. Tanto no SUS quanto na medicina privada faltam médicos e outros profissionais com treinamento e especialização na atenção ao paciente idoso. As famílias por seu lado procuram fazer o melhor que podem para dar ao seu familiar idoso o melhor cuidado que podem. Mas com as mudanças sociais ocorridas nos últimos anos, praticamente todos os membros de uma família precisam trabalhar fora de casa, e desta forma o idoso acaba ficando sozinho e isto não é bom, por várias razões. A solidão, por exemplo, é uma grande inimiga de qualquer pessoa, principalmente do idoso, podendo causar depressão. Sem ajuda, a maioria deles vai se alimentar mal, não vai tomar suas medicações de forma correta, podendo até mesmo errar nas doses e com isto sofrer sérias consequências. Sua ingestão de líquidos vai ser insuficiente, causando desidratação e favorecendo infecções urinárias. Mal agasalhado, pode ser vítima de doenças das vias respiratórias. Contudo, um grande inimigo do idoso, que pode levar a uma total incapacidade para andar e até mesmo causar sua morte devido a diversas complicações na sua saúde, é uma queda. Acontecimento frequente, que segundo o Ministério da Saúde atinge trinta por cento das pessoas acima de sessenta e cinco anos. Um triste exemplo disto foi o que aconteceu com o querido ator de TV, participante de muitas novelas famosas, Elias Gleiser. Após uma queda em uma escada rolante, sofreu fraturas nas costelas que perfuraram um pulmão e, mesmo com a melhor assistência que recebeu, causou sua morte. Visão diminuída pela idade, perda de força nas pernas, falta de equilíbrio causada por diversos fatores ligados ao envelhecimento, produzem uma receita infalível para este tipo de acidente. O idoso que sofre alguma lesão grave após uma queda e por isto fica hospitalizado e acamado por longo tempo, passa a ter medo de cair novamente e por isto diminui suas atividades, passando a permanecer muito mais tempo sentado ou acamado, fato que em nada colabora para sua saúde, muito pelo contrário, só causa maiores problemas. Mudar a arrumação da casa, retirando tudo que possa facilitar quedas, colocar barras de apoio nos corredores e banheiros e melhorar a iluminação são algumas providências que podem ajudar em muito a proteger o idoso. Mas principalmente não deixar que ele fique sozinho em casa.
Dr. Norberto Louback Rocha
A Saúde da Mulher
O ginecologista e obstetra Norberto Rocha assina a coluna A Saúde da Mulher, publicada às terças no A VOZ DA SERRA. Nela, o médico trabalha principalmente a cultura de prevenção contra os males que atingem as mulheres.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário