Colunas
Quando alguma coisa funciona mal
Por trás de uma queixa muito comum entre as pessoas, homens e mulheres de diferentes idades, pode estar algum problema mais sério. Gente que vive se arrastando para chegar ao final do dia, que diz que se pudesse ficaria na cama o mais que pudesse.
Homens de meia-idade, que apresentam problemas na próstata, levantam algumas vezes durante a noite para ir ao banheiro com a sensação de bexiga cheia, e lá chegando mal conseguem eliminar uma pequena quantidade de urina, e mesmo assim de forma demorada. Quase todas as noites é a mesma coisa, e quando o dia amanhece começam uma jornada de tremendo cansaço, numa luta para vencer as horas esperando a noite chegar e repetir o mesmo ritual de mal dormir.
Tempos depois de muito sofrer acabam por chegar a um urologista que esclarece o problema e depois de uma cirurgia na próstata descobrem que podem agora dormir sem levantar várias vezes interrompendo o sono. Na maioria das vezes o aumento do tamanho da próstata é por uma doença benigna, embora em outras possa ser por câncer.
As mulheres, principalmente na fase da menopausa, apresentam muitas queixas de dificuldade para dormir, relacionadas a uma diminuição dos hormônios femininos, o que acarreta um acontecimento que causa grande desconforto e é chamado de fogacho, termo relativo a fogo, calor, que pode acontecer a qualquer hora, levando a mulher a suar muito principalmente no rosto, o que faz a pessoa acordar e perder o sono.
A repetição deste fato, noite após noite, acaba por levar a mulher a um quadro de estafa, e seu rendimento nas suas atividades durante o dia fica tremendamente prejudicado. Da mesma forma seu relacionamento social e profissional acabam por levar as sobras deste mal dormir.
Somente com uma ida ao ginecologista e um correto tratamento com a terapia hormonal é que ela vai conseguir corrigir tudo isto. Doenças da tireóide, por exemplo, também costumam causar sérios problemas para as pessoas.
Se esta glândula estiver funcionando demais ou de menos vai alterar todo o organismo. Pode emagrecer ou engordar, pode levar a um estado de nervosismo intenso o que faz a pessoa buscar ajuda em algum tranqüilizante o que só vai mascarar o problema, até que ela consulte algum médico e que o mesmo consiga fazer um exame geral que mostre a causa do problema.
Como se pode observar, qualquer coisa que funcione mal no do corpo humano pode fazer um tremendo estrago.
Dr. Norberto Louback Rocha
A Saúde da Mulher
O ginecologista e obstetra Norberto Rocha assina a coluna A Saúde da Mulher, publicada às terças no A VOZ DA SERRA. Nela, o médico trabalha principalmente a cultura de prevenção contra os males que atingem as mulheres.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário