Puberdade precoce ou amadurecer antes da hora

terça-feira, 06 de outubro de 2015

Os antigos diziam, baseados na observação da natureza, plantas e animais, que tudo tem o seu tempo certo. Não se pode colher uma fruta antes que ela esteja madura para o consumo é um dos exemplos mais comuns, o mesmo se pode falar das verduras e dos legumes. Coisas parecidas também podem acontecer com os seres humanos. Não é normal que um bebê comece a andar sozinho com um ano de idade ou que comece a falar nesta mesma idade. Aqui também vale a mesma observação dos tempos de nossos avós, tudo tem seu tempo certo. As mães, que são as pessoas da família que mantêm o contato mais próximo com os filhos, são as primeiras a perceber as modificações que acontecem de forma natural com suas crianças e por isto mesmo as primeiras a descobrir quando alguma coisa está fora do normal. Crescer pouco ou muito, estar muito gordo ou magro demais, não começar a andar na idade certa ou andar muito antes do tempo são situações que chamam a atenção das mães, porém um acontecimento que causa grande preocupação e faz com que as mães procurem um conselho médico no dia seguinte é o aparecimento de modificações na sexualidade de suas crianças muito antes do tempo normal para que isto aconteça.

Crescimento das mamas e aparecimento de pelos acima da vagina ou nas axilas ou até mesmo menstruação davam um susto nas mães. O mesmo acontecia quando os meninos ainda muito cedo apareciam com aumento do pênis e crescimento de pelos na região genital. Na verdade, estes acontecimentos são frequentes e podem ocorrer antes do tempo. O mais comum é que as meninas apresentem estas modificações por volta dos doze ou treze anos, que é o momento considerado normal. Mas quando isto acontece aos oito ou nove anos, ou até mesmo antes desta idade, é preciso procurar o pediatra para que seja identificada a causa disto e também que se inicie um tratamento adequado para travar esta antecipação dos acontecimentos. Pois devemos observar que tudo tem seu tempo certo, pelo menos por enquanto. Quase sempre estes fatos acontecem devido ao início antecipado da produção de hormônios sexuais nos dois sexos, o que faz com que apareçam antes do tempo estas características que anunciam a passagem de criança para adulto. Os tratamentos são simples e não causam danos à saúde das crianças. Ficar maduro antes do tempo, além de fazer mal, causa danos emocionais para a criança, que passa a ser discriminada pelas outras e isto pode  prejudicá-la  para sempre.  

TAGS:
Dr. Norberto Louback Rocha

Dr. Norberto Louback Rocha

A Saúde da Mulher

O ginecologista e obstetra Norberto Rocha assina a coluna A Saúde da Mulher, publicada às terças no A VOZ DA SERRA. Nela, o médico trabalha principalmente a cultura de prevenção contra os males que atingem as mulheres.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.