Colunas
Prevenir ainda é o melhor remédio!
No final de outubro, quando foi realizada a campanha contra o câncer da mama, intitulada Outubro Rosa, entramos em novembro já lançando o movimento Novembro Azul com esclarecimentos e conscientização sobre a necessidade de se combater ao câncer da próstata.
Ambas doenças causam um índice de mortes gigantesco. São chamadas de doenças silenciosas , assim como a pressão alta e o diabetes. A grande oportunidade de cura é diretamente ligada a uma descoberta no início da doença. Como todos os demais tipos de câncer, diagnosticar no início é o mais importante e disto depende o futuro dos que foram atingidos.
O histórico familiar do paciente, tanto numa como na outra doença é um dado da maior importância pois, em caso positivo, deixa os filhos e irmãos principalmente, com um risco maior de vir a contrair a mesma doença. Um caso que ficou muito famoso foi o da atriz de cinema Angelina Jolie, que tendo mãe e avó com história de câncer de mama e ovário, fez uma cirurgia para retirada dos referidos órgãos, como forma de prevenir as duas doenças. Evidente que não se pode proceder a este tipo de tratamento para todos. No Brasil, as campanhas de combate a estas doenças buscam principalmente chamar a atenção daquelas pessoas com pais, mães e irmãos ou irmãs portadores de um dos dois tipos de câncer.
Na quase totalidade dos casos, o tratamento cirúrgico sempre está presente, seguido da quimio e da radioterapia. Falando em quimioterapia, ela vem sofrendo tremendas mudanças, buscando melhorar sua eficiência e diminuir sua agressividade.
As novas formas de tratamento utilizam drogas que são de grande objetividade, agindo diretamente sobre cada tipo de tumor e fazendo com que o próprio corpo reaja contra a doença.
De qualquer modo, esclarecer e prevenir ainda são a forma mais segura de se proteger, tanto para homens quanto mulheres.
Dr. Norberto Louback Rocha
A Saúde da Mulher
O ginecologista e obstetra Norberto Rocha assina a coluna A Saúde da Mulher, publicada às terças no A VOZ DA SERRA. Nela, o médico trabalha principalmente a cultura de prevenção contra os males que atingem as mulheres.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário