Colunas
Perigos da menopausa
Dr Noberto Louback RochaMuitas mulheres acreditam que uma ida anual ao seu ginecologista é o suficiente para manter sob controle a sua saúde. Apesar de ser o ginecologista o clínico geral da paciente, pois ele procura ajudá-la de todas as formas buscando através da solicitação de exames variados fazer uma avaliação de seu estado de saúde, sempre é bom fazer uma consulta a outros especialistas. Um momento de especial importância é a menopausa.
À idade soma-se uma série de mudanças na vida do casal, como o esvaziamento da casa pela saída dos filhos, a aposentadoria, a perda de familiares e, lógico, o surgimento de doenças próprias do envelhecimento. Um fato de grande preocupação da mulher menopausada deve ser com o seu aparelho cardiovascular.
A diminuição dos níveis de hormônios estrogênios, que dão uma natural proteção ao coração, é um fator de aumento dos riscos para ataques cardíacos e para o surgimento de aumento da pressão arterial. Se a paciente tem hábitos de vida saudáveis, como realizar atividades físicas regulares e uma alimentação equilibrada, mantendo-se dentro de um peso adequado a sua altura, as perspectivas são boas.
Mas o oposto disto, com uma vida sedentária, abusos alimentares, uso de cigarros e ingestão excessiva de bebidas com álcool, significa riscos enormes de sofrer sérios problemas que podem comprometer todo o futuro da mulher e até mesmo acabar com sua vida. Um acidente vascular cerebral pode trazer consequências para o resto da vida. Um infarto cardíaco dependendo de sua gravidade também pode ser um impedimento de uma vida normal para o resto de seus dias.
Uma doença silenciosa que afeta os ossos, a osteoporose, tem nesta fase da vida feminina um agravamento, podendo ocasionar fraturas sérias que também podem deixar graves sequelas e até mesmo levar à morte. Por isto, leitora, se você esta chegando perto desta fase de sua vida, ou se já esta nela, busque ajuda medica !

Dr. Norberto Louback Rocha
A Saúde da Mulher
O ginecologista e obstetra Norberto Rocha assina a coluna A Saúde da Mulher, publicada às terças no A VOZ DA SERRA. Nela, o médico trabalha principalmente a cultura de prevenção contra os males que atingem as mulheres.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário