Pequenas, mas perigosas

segunda-feira, 03 de novembro de 2014

Mais escuras, marrons, arredondadas ou de forma irregular, podem aparecer em qualquer parte do nosso corpo, podem ser muito perigosas ou não. São as populares verrugas. Tem gente que sofre muito com elas, pois devido a alguma deficiência em sua imunidade, não tem defesas naturais que combatam as verrugas. Segundo os especialistas em doenças da pele, elas são provocadas por vírus.  E adivinhem quem esta por trás delas? São os famosos  HPVs, já tão populares entre as jovens, principalmente depois do lançamento das vacinas contra aquele vírus  devido a comprovação de que ele está diretamente ligado ao câncer do colo do útero. Quando uma gestante é portadora destes vírus em sua cavidade vaginal, ele pode contaminar o bebê se o parto for normal e muitas vezes os obstetras indicam uma cesariana para tentar evitar este risco. Elas podem se localizar em qualquer parte do corpo humano, e é preciso muito cuidado com elas. Muitas pessoas, de ambos os sexos, já sofreram graves lesões na pele, com infecção associada, por tentarem retirar estas verrugas por conta própria, sem os devidos cuidados de higiene, utilizando giletes e outros instrumentos, além de provocarem a penetração do vírus para dentro do corpo.  As verrugas são um tipo de doença muito comum em todo o mundo e as crianças, por ainda não terem desenvolvido uma boa imunidade, são bastante atacadas. Estão entre as principais doenças sexualmente transmissíveis, as temidas DST, que como o nome já diz, passam de pessoa a pessoa por meio das relações sexuais. Para quem ainda não sabe, o SUS aplica as vacinas gratuitamente para as meninas até treze anos. Por falta de informação, muita gente que está com uma lesão na pele e acreditando ser apenas uma verruga comum, não busca atendimento médico de dermatologia; muitas vezes a lesão não é uma verruga, mas um câncer da pele, e a perda de tempo pode ser perigosa. Nestes casos, os médicos retiram um pequeno pedaço da lesão e mandam para um médico patologista, especialista em descobrir  que tipo de lesão é aquela, e dependendo do que aquele especialista informar é que o tratamento será feito. Quando são lesões não cancerosas, o tratamento pode ser feito com algum creme especial ou com a destruição da verruga por cauterização elétrica. Toda atenção é pouca, verrugas, mesmo as menores, podem esconder por trás delas um câncer.

TAGS:
Dr. Norberto Louback Rocha

Dr. Norberto Louback Rocha

A Saúde da Mulher

O ginecologista e obstetra Norberto Rocha assina a coluna A Saúde da Mulher, publicada às terças no A VOZ DA SERRA. Nela, o médico trabalha principalmente a cultura de prevenção contra os males que atingem as mulheres.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.