Colunas
O que a raiva e a depressão podem causar em você - 31 de janeiro 2012
Entre o céu e a terra existem muito mais coisas do que a nossa razão conhece, do que aquelas que já conseguimos desvendar. Sem dúvida esta e outras afirmações populares podem nem ser levadas muito a sério, mas mesmo assim elas sempre trazem dentro de si alguma verdade.
Um exemplo das mais conhecidas afirma que a fé remove montanhas. É claro que não devemos entendê-la ao pé da letra, mas sim de um modo subjetivo, como uma forma do indivíduo procurar se fortalecer.
Na verdade, a crença profunda em algo pode auxiliar o ser humano a mover suas montanhas internas, afastar seus medos e fortalecer sua mente.
Os estados emocionais possuem um enorme poder de alterar o funcionamento do nosso organismo, de forma bastante forte.
Alguém que passa os dias a remoer velhas mágoas vai conseguir viver muito mal, e com certeza vai ter sérios problemas com seu aparelho digestivo, isto segundo a tradicional medicina chinesa.
Parece que aquele tipo de emoção produzia sérias alterações no funcionamento da vesícula biliar, daí os chineses falarem no tipo bilioso.
Uma dúvida que não ficou devidamente esclarecida é se o mau funcionamento do sistema digestivo é que tornava a pessoa daquele jeito ou o contrário.
Algumas alterações no emocional do ser humano, contudo, causam alterações físicas tão marcantes que não deixam dúvidas, nem nos médicos e nem nas próprias vítimas.
As reações altamente explosivas, por exemplo, muito comuns em tipos mais agressivos, ditos de pavio curto, frequentemente levam aquelas pessoas a serem vítimas de infartos cardíacos ou acidentes vasculares cerebrais.
Mas um dos mais comuns estados emocionais vistos atualmente é o depressivo.
Por motivos que ainda não estão bem claros, um número cada vez maior de mulheres e homens, de diferentes idades, variando desde crianças até idosos, vem apresentando o quadro que os médicos descrevem como depressivo.
Este tipo de alteração da emoção, sempre, provoca em todos os atingidos uma diminuição do seu estado imunológico, deixando os mecanismos de defesa do organismo muito enfraquecidos.
A partir daí começam a acontecer infecções oportunistas de todo tipo.
Uma das mais comuns é o herpes. Uma infecção causada pelo herpes vírus, muito dolorosa—quem já teve sabe do que estou falando—e que pode atingir desde os lábios até as regiões genitais e em casos mais graves áreas extensas do corpo, podendo necessitar até mesmo de internação.
Outra forma de infecção oportunista, aquela que se aproveita de um momento de fraqueza do corpo, é a provocada por fungos. Nas mulheres a mais frequente é a infecção vaginal causada pela monília ou candidíase, que provoca uma coceira tremenda na região vaginal, causando ainda uma forte dor ao urinar.
Por que acontecem estas alterações orgânicas, associadas a fortes mudanças no estado emocional, como a raiva ou a depressão, ainda está por ser devidamente explicado.
Aguardemos as explicações dos nossos esforçados pesquisadores.
Dr. Norberto Louback Rocha
A Saúde da Mulher
O ginecologista e obstetra Norberto Rocha assina a coluna A Saúde da Mulher, publicada às terças no A VOZ DA SERRA. Nela, o médico trabalha principalmente a cultura de prevenção contra os males que atingem as mulheres.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário