O homem e sua ação sobre o planeta!

sábado, 31 de julho de 2010

Estará ocorrendo em todo planeta um aumento no numero de novas enfermidades, ou é o progresso da ciência medica que está permitindo sua descoberta ?

Perguntas como esta são feitas diariamente em diferentes instituições de pesquisa, e as respostas diferem muito segundo a opinião dos seus responsáveis.

Não resta nenhuma duvida quanto ao fato de que o surgimento de novas técnicas e de novas aparelhagens à disposição dos médicos, tem permitido que eles possam chegar a descobertas que antes passavam apenas como suposições, hipóteses.

Mas ainda assim, apesar de todo o imenso arsenal disponível para se estudar a saúde humana, os computadores por exemplo, com sua gigantesca capacidade de armazenar e cruzar informações, surgem a cada dia novos desafios.

Se em tempos passados, cada nação e suas faculdades de medicina possuíam um catalogo das doenças mais frequentes em suas populações e as causas das mesmas, assim como os tratamentos mais eficazes, as coisas hoje são muito diferentes.

Uma das questões mais discutidas é sobre até que ponto a ação do homem sobre o planeta, os novos equipamento vendidos nas lojas, micro-ondas, telefones celulares, televisores de altas definições, aviões a jato de enorme tamanho cruzando os céus milhares de vezes ao dia, as alterações na camada de ozônio, gás que nos protege das mortíferas radiações ultra violeta, e mais um milhão de outras coisas mais, por exemplo, estaria por trás das alterações na saúde dos seres humanos.

A elevação da temperatura do mundo, uma parte razoável dela com certeza devida à ação humana, fazendo com que novos e virulentos micro-organismo, o vírus da gripe suína entre muitos, estariam se aproveitando desta oportunidade para lançarem seus ataques contra nós.

Numerosos cientistas, de renome mundial, têm lançado alertas a este respeito sem que as autoridades responsáveis efetivamente, tenham tomado providências.

Em relação aos numerosos tipos de câncer, os pesquisadores falam que vivemos em meio a um verdadeiro oceano de substancias de enorme potencial cancerígeno, utilizadas na embalagem dos alimentos, roupas intimas, desodorantes, cremes de beleza, utensílios de cozinha, como conservantes de alimentos enlatados e embutidos, como salames, salsichas mortadelas.

A água que bebemos todos os dias, por exemplo, com altas doses de cloro, substância de conhecidos efeitos corrosivos, usada para impedir o crescimento de bactérias, é um assunto muito discutido.

Ninguém sabe com certeza o que teria ocasionado a destruição dos dinossauros, que dominaram a terra por milhões de anos. Falam em asteróides, em alguma epidemia e outras tantas suposições.

Quanto a nós, humanos, se não mudarmos o rumo das coisas, poderemos estar montando o cenário da nossa própria extinção!

TAGS:
Dr. Norberto Louback Rocha

Dr. Norberto Louback Rocha

A Saúde da Mulher

O ginecologista e obstetra Norberto Rocha assina a coluna A Saúde da Mulher, publicada às terças no A VOZ DA SERRA. Nela, o médico trabalha principalmente a cultura de prevenção contra os males que atingem as mulheres.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.