Colunas
O Brasil do crioulo doido
terça-feira, 10 de fevereiro de 2015
Com certeza, a saúde física e emocional dos brasileiros não vai estar nada boa neste carnaval que se aproxima — e, muito provavelmente, depois dele também e por um longo tempo. Crise moral, crise econômica, crise política, crise da falta de água e a decepção de ver nossa maior empresa de petróleo, que já foi uma das grandes do mundo, ser jogada para o fim da fila, bem lá no fim.
Segundo o instituto de pesquisa Datafolha, um dos mais respeitados do país, o desapontamento das pessoas com a presidente da república é enorme, daqueles que votaram nela, diga-se, pois tudo o que prometeu não era verdade. Sentem-se enganados e frustrados. Na verdade, se olharmos para trás, não precisamos ir longe; o brasileiro sofreu muito até no futebol, esporte da preferência nacional, com uma derrota mortal, quando perdemos por sete gols da Alemanha. O governo federal construiu estádios caríssimos para sediar a Copa do Mundo, gastando um dinheiro que deveria ter sido utilizado em outras obras de maior importância para a população. Estes estádios estão hoje largados por falta de verbas para cuidar deles. A saúde, por exemplo, teria sido uma opção muito melhor. Nas redes sociais fala-se no impeachment da presidente, assim como foi com o Collor. Povo heroico este nosso. Como sofre e não desanima, segue em frente na esperança de que surja no horizonte um salvador da pátria, como acreditavam que seriam o Jânio Quadros e o Fernando Collor.
Voltando atrás na nossa conversa. A questão da água é coisa muito mais séria do que tudo isto que citei acima. Sem ela não existe vida. Pesquisas de organizações dedicadas ao estudo do clima falam abertamente que vamos viver uma mudança radical no planeta, com regiões que sempre foram úmidas e ricas em água se tornarem secas e outras, onde este líquido era escasso, como o Ceará, por exemplo, se tornarem fartas de água. Quem viver verá. Um profeta nordestino, num momento de enorme lucidez, profetizou que "O mar vai virar sertão e o sertão vai virar mar", e ele não dispunha de satélite nem de qualquer recurso técnico para afirmar isto, incrível. Para que vocês tenham alguns assuntos para refletir neste carnaval que esta chegando. Cuidado com o que vão comer e beber, principalmente os hipertensos e os diabéticos e também as crianças e os idosos.
Dr. Norberto Louback Rocha
A Saúde da Mulher
O ginecologista e obstetra Norberto Rocha assina a coluna A Saúde da Mulher, publicada às terças no A VOZ DA SERRA. Nela, o médico trabalha principalmente a cultura de prevenção contra os males que atingem as mulheres.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário