Colunas
Nem tanto nem tão pouco
Muita coisa tem sido falada a respeito dos grandes problemas relacionados à alimentação das pessoas. Embora uma grande parte da humanidade receba uma porção de comida por dia, insuficiente para manter um nível razoável de saúde e uma outra parte quase nada tenha para comer, vivendo num verdadeiro estado de fome permanente, existe uma quantidade de gente que tem tanta comida à sua disposição, tanta fartura, que ingere muito mais alimento do que seu corpo necessita e isto faz estas pessoas ficarem doentes por excesso de alimento. Vejam vocês a ironia da vida humana: enquanto muitos adoecem de fome, outros adoecem por comer demais. Na verdade a natureza não perdoa os exageros e deixa claro que o caminho do meio, do equilíbrio, é o melhor. Lendo um dia destes uma revista de assuntos médicos, achei um artigo muito interessante a respeito de anemia. Uma preocupação de todas as famílias, seja com adultos e crianças, é com ela. Volta e meia alguém vem com aquela conversa, e diz olha lá que este seu mal-estar, este cansaço todo dia, pode ser uma anemia, compre uma vitamina ou um fortificante na farmácia e tome uma dose diária, que logo você vai melhorar, com certeza. Peça ao farmacêutico algum que tenha bastante ferro. Mas segundo o colega que escreveu o tal artigo a respeito de anemia, pode estar ocorrendo exatamente o contrário, aquela pessoa cansada o tempo todo pode estar com excesso de ferro no sangue, uma doença chamada de hemocromatose, que faz um tremendo estrago no organismo, principalmente no fígado e no coração. Quem esta com este problema pode se queixar de muitas dores no corpo, fadiga, perda da libido e outras coisas. Até a cor da pele pode mudar por causa do excesso de ferro. É uma doença rara, mas ninguém esta livre dela. Um exame de sangue muito simples, que todos os laboratórios podem fazer com rapidez, é a dosagem da ferritina. Ela pode informar se a pessoa esta com níveis alterados do mineral ferro no organismo. Sua falta é ruim pois causa a anemia, que deixa o indivíduo enfraquecido e cansado o tempo todo, mas seu excesso no corpo também faz muito mal, e com o tempo pode causar lesões incuráveis em certos órgãos, como o coração, fígado, pâncreas e outros, podendo levar à morte. Fique atento!
Dr. Norberto Louback Rocha
A Saúde da Mulher
O ginecologista e obstetra Norberto Rocha assina a coluna A Saúde da Mulher, publicada às terças no A VOZ DA SERRA. Nela, o médico trabalha principalmente a cultura de prevenção contra os males que atingem as mulheres.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário