Colunas
Mulheres, parabéns
Em uma frase curta e brilhante, o Papa Francisco homenageou as mulheres neste domingo, oito de março, dia mundial dedicado a elas. Disse o Santo Padre: "Um mundo sem as mulheres seria um mundo estéril", não se referindo apenas ao aspecto da reprodução, mas a um outro muito mais amplo. Ao longo de muitas gerações, com muita garra e sacrifícios, pagando um alto preço na maior parte do tempo, elas foram caminhando e chegando ao ponto em que chegaram, assumindo seu lugar ao sol em todas as áreas da atividade humana. Hoje é difícil imaginar alguma forma de trabalho conhecida onde elas não estejam incluídas ou até mesmo predominando. Profissões, até poucos anos passados, de cunho totalmente masculinas, como pilotos de aviões, de helicópteros, de ônibus, taxis e caminhões, delegadas de polícia, soldados e oficiais das policias militares, e das forças armadas, juízas de direito e muitas outras de enorme importância, sem falar nas ministras dos tribunais superiores de Justiça e presidência da República. Desde o massacre ocorrido numa grande cidade dos Estados Unidos, onde uma centena de mulheres costureiras de uma confecção, após protesto por melhores condições de trabalho, que na época era de doze horas por dia, foram trancadas no prédio, o qual foi incendiado propositalmente, e todas morreram. Desde aquela data as lutas femininas nunca foram interrompidas e seguem em frente. Aqui nesta nossa Voz da Serra, por exemplo, elas são a maioria e exercem suas atividades brilhantemente. Nas diversas profissões ligadas à saúde, por exemplo, as mulheres já são maioria absoluta Mas também temos muito a lamentar pelas mulheres dos países onde seus direitos ainda são restritos, principalmente por fatores ligados a religiões. São privadas de estudos, obrigadas a usar roupas que cobrem seus rostos e vivem em grande descompasso com a nossa realidade, permanecendo sempre em posições subalternas, com as únicas funções de cuidar das crianças e da casa, sem possibilidade de crescimento cultural e profissional. Sempre voltada para a mulher, a coluna deseja a vocês felicidade, paz, saúde, progresso e que continuem crescendo cada vez mais.
Dr. Norberto Louback Rocha
A Saúde da Mulher
O ginecologista e obstetra Norberto Rocha assina a coluna A Saúde da Mulher, publicada às terças no A VOZ DA SERRA. Nela, o médico trabalha principalmente a cultura de prevenção contra os males que atingem as mulheres.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário