Mulheres maduras! - 23 de agosto 2011

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Um trio de animadas paulistanas, todas com idade entre cinquenta e sessenta anos, lançou recentemente no meio artístico um divertido e bem-humorado espetáculo.

O grupo, com um nome muito bem escolhido por elas — uva-passa —, proporciona momentos de risos e descontração aos que assistem à peça.

O assunto de que tratam, de forma jocosa e divertida, é a problemática das mulheres depois dos cinquenta anos e na menopausa, e a comparação com as mais jovens.

Entremeado por divertidas músicas cantadas e compostas por elas, o espetáculo vai se desenvolvendo relatando as aventuras e desventuras causadas pelo passar dos anos, nas vidas femininas. Desfazendo algumas ilusões, e retratando a descoberta de novos valores e novas alegrias.

Comparando as ideias que levaram o grupo a desenvolver o tema com as realidades que assistimos no nosso dia a dia podemos, de modo bastante claro, verificar a forma vertiginosa como a condição feminina teve um tremendo crescimento nestes últimos anos. Comparada com o passado, quando a vida da mulher após a menopausa era de uma perda de qualidade assustadora, sua situação atual é infinitamente superior.

Além de se conservarem jovens e belas, usando de todos os recursos que a moderna medicina cosmética colocou a sua disposição, partiram elas para buscar novos espaços na sociedade. Conseguindo se diplomar em cursos de nível superior, dirigindo pequenas empresas de cunho familiar, ajudando a criar os netos, mudaram radicalmente a imagem daquela antiga e desanimada criatura, envelhecida precocemente e derrotada pela idade.

Como alguns chegam a comparar, elas parecem a Fênix, a ave mitológica, que renasce das próprias cinzas.

Num certo momento da peça, as atrizes perguntam ao público masculino se querem os morangos do norte ou as deliciosas uvas passas do sul?

E por aí em diante, elas vão tricotando um belo e divertido tecido da realidade bonita e dinâmica da moderna mulher madura dos nossos tempos.

Que ninguém duvide, mas estas mulheres estão conseguindo ocupar de forma plena e sem retorno, seu espaço no mundo.

Rara é a área da atividade humana em que sua presença não seja percebida com destaque. Seja para qual lado olhemos, lá estão elas presentes. Medicina, judiciário, teatro, música, comércio, praticamente em todos os lugares, com grande destaque e respeitadas por seus pares.

Parabéns para vocês mulheres que entraram na idade dos “enta”, com força e disposição. Afinal, como dizem as cantoras, a uva-passa também é saborosa!

TAGS:
Dr. Norberto Louback Rocha

Dr. Norberto Louback Rocha

A Saúde da Mulher

O ginecologista e obstetra Norberto Rocha assina a coluna A Saúde da Mulher, publicada às terças no A VOZ DA SERRA. Nela, o médico trabalha principalmente a cultura de prevenção contra os males que atingem as mulheres.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.