Medicina e espiritualidade

terça-feira, 22 de novembro de 2016

Diferentes sociedades representativas de especialistas médicos, por meio de alguns de seus participantes, têm promovido encontros abertos à comunidade, em varias regiões do país para troca de ideias a respeito de um tema muito estimulante, a espiritualidade e a medicina.

Passam os tempos, mas a ideia de que existe esta conexão vem se reforçando. Aqui em nossa cidade, por exemplo, um grupo de colegas médicos ligados à doutrina espírita promove palestras da qual podem participar qualquer interessado no assunto, procurando mostrar aspectos relevantes do tema de forma acessível aos leigos.

Curas de pessoas acometidas por doenças graves, muitos já considerados fora de tratamento pelos métodos tradicionais usados pela medicina moderna, causam espanto tanto entre a classe médica quanto no meio da população geral. A própria igreja católica reconhece casos deste tipo, quando relata curas milagrosas, as quais as pessoas beneficiadas atribuem a um santo de sua devoção.       

Recentemente em programa que gravei na TV Zoom com a participação de colega cardiologista e especialista em medicina nuclear, o jovem friburguense Gustavo  Barbirato, falou de temas relativos ao mesmo tema da espiritualidade e a medicina.        Conversamos sobre um assunto muito impactante que tem sido o estresse da vida atual sobre todas as pessoas, crianças inclusive, e os males que ele causa ao nosso corpo. Um tipo de morte súbita causado por estresse agudo sobre o coração foi comentado pelo colega, para o qual ainda não existe uma explicação correta é aquele no qual o músculo cardíaco sofre uma parada típica da que acontece quando se sofre um grande infarto.

 A diferença é que nestes casos o coração da pessoa não apresenta nenhuma lesão que possa justificar o ocorrido, como o entupimento das artérias coronárias, que oxigenam o músculo cardíaco. Os primeiros casos descritos foram  no Japão. Povos orientais, muito mais antigos que nós ocidentais, já relatavam que meditar, e orar, por exemplo, fazem um bem enorme tanto ao corpo quanto à alma.

Quem sabe, num futuro não muito distante, as pesquisas e estudos médicos consigam mostrar esta relação, de forma científica, entre medicina e espiritualidade!

TAGS:
Dr. Norberto Louback Rocha

Dr. Norberto Louback Rocha

A Saúde da Mulher

O ginecologista e obstetra Norberto Rocha assina a coluna A Saúde da Mulher, publicada às terças no A VOZ DA SERRA. Nela, o médico trabalha principalmente a cultura de prevenção contra os males que atingem as mulheres.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.